A beleza e eficência da simplicidade

A maior rede de concessionárias Porsche do Brasil, a Sttutgart, convidou o Viva Pampulha para conhecer o Cayenne 2019, modelo mais vendido da marca no Brasil, segundo palavras do diretor de vendas da marca no Brasil.

“Ao lado do Macan, o Cayenne é o grande líder de vendas da Porsche. A chegada desta nova geração faz parte da estratégia para conquistarmos ainda mais espaço no mercado, e uma oportunidade de atingir resultados que superem os patamares de 2017, ano recorde da marca”, afirma Werner Schaal, diretor de vendas da Porsche Brasil.

O modelo da Porsche pode ser encontrado em três versões – a de entrada que avaliamos tem preço de R$ 423 mil. O Cayenne S tem preço inicial de R$ 523 mil e o Cayenne Turbo pode ser adquirido por R$ 733 mil.

Na dianteira, os novos Cayenne possuem entradas de ar maiores para compensar os motores mais potentes. Os faróis têm iluminação em três níveis que utilizam o Porsche Dynamic Light System (PDLS), um sistema com diferentes modos de iluminação que utiliza até 84 diodos luminosos, controláveis individualmente e que possibilitam distribuição, intensidade e direções da luz dos faróis.

Na traseira, um novo design tridimensional das lanternas, que se estendem para a lateral da carroceria e deixaram o carro com aspecto mais encorpado. Além disso, uma faixa luminosa contínua de LED se estende à inscrição Porsche.

No Cayenne 2019, a carroceria é 6,3 centímetros maior que no modelo anterior, mas a distância entre eixos é a mesma. Por dentro, os passageiros do banco da frente são separados por um novo painel central onde prevalece o novo conceito de display e de operação da Porsche, introduzido em 2017 no novo Panamera, sedan de quatro portas da marca.

porsche

Na parte da frente do painel central que separa os passageiros está a tela touch Full HD de 12,3 polegadas, da última geração do Porsche Communication Management (PCM). Nesse espaço estão dispostas informações que são controladas por apenas um toque, como os quatro modos de condução areia, cascalho, lama ou pedras, o sistema de som, ar condicionado, GPS, entre outros, tudo intuitivo e que também pode ser controlado comando de voz.

Outras teclas, como o modo de condução Sport, estão dispostas na horizontal, próximo a alavanca de câmbio, que também é de superfície touch vitrificada, semelhante à de um smartphone.

No centro do painel fica o tacômetro analógico centralizado ladeado por dois displays Full HD de sete polegadas onde são exibidas as informações personalizadas pelo condutor através do volante multifuncional.

O Cayenne ainda possui um assistente de visão noturna com câmera termográfica, um assistente para ponto cego, um de controle de troca de pista com reconhecimento de sinalizações de trânsito, e o Park Assistent que auxilia nas manobras.

O volume do porta malas cresceu 100 litros passando de 670 para 770. As rodas, com design tridimensional, são de 20 polegadas com pneus 275/40 na dianteira e 305/40 na traseira.

Novos motores
A nova geração do Cayenne chega com motores mais potentes. A versão inicial possui motor turbo de seis cilindros em V com 3 litros e 340 cv de potência e um torque de 45,89 kgfm – um carro “normal” chega a 20 Kgfm, no máximo.

porsche

A Porsche ainda melhorou a dirigibilidade do Cayenne, que agora possui uma nova base para a carroceria. O modelo conta com o Porscge 4D que, por meio de sensores espalhados por todo o carro, fazem com que o modelo esteja sempre a mão, ou seja, tem um comportamento ainda mais estável.

Além disso, o eixo traseiro é direcional, ou seja, ele é capaz de virar alguns graus nas curvas feitas em estradas, por exemplo, juntamente com o dianteiro. O que também ajuda no dia nas manobras em espaços mais apertados. Tudo isso oferecido de maneira eficiente e simples, como deve ser um Porsche.

468 ad