A importância da limpeza de pele

A pele é o revestimento externo do corpo, considerada como o maior órgão do ser humano e o mais pesado. É formada por duas camadas distintas unidas firmemente entre si: a epiderme e a derme.

A epiderme é a camada mais externa da pele e se subdivide em quatro camadas. A derme está localizada logo abaixo e mede de 1 a 4 milímetros. O colágeno está presente em 70% da derme com a função de sustentação e hidratação. A elastina também está presente na derme e é o que confere a ela a possibilidade de assumir várias formas sem perder a integridade.

Abaixo da pele há o tecido subcutâneo, rico em fibras e em células que armazenam gordura com a função de reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolantes térmicos.

O rosto é considerado um dos maiores alvos de preocupação estética. A aparência da pele, principalmente da face, sofre com a influência de diversos fatores, como a alimentação, stress, incidência solar, temperatura, poluição, entre outros. Por isso, é preciso alguns cuidados básicos para manter uma pele bonita e saudável.

Existem vários biotipos de pele: alípica ou seca, lipídica ou oleosa, mista e acneica. Reconhecer o tipo de pele é de extrema importância para um tratamento adequado. Estudos mostram que 80% dos adolescentes e adultos jovens, entre 11 e 30 anos, irão apresentar acne.

Ficar “cutucando” cravos e espinhas não é indicado. A solução adequada é a limpeza de pele com um profissional habilitado. A limpeza de pele é um procedimento que tem como objetivo remover cravos, impurezas e o milium que são pequenos cistos salientes causados pelo acúmulo de óleo nos poros. É contra indicada para remover espinhas. A limpeza também remove células mortas, e mantem a pele macia e saudável. Pode ser realizada em qualquer parte do corpo como costas e colo.

A limpeza de pele normalmente segue um passo a passo bem definido, começando com assepsia da pele e sempre terminando com protetor solar. O tempo entre uma limpeza e outra depende do tipo de pele que pode variar de 1 a 2 meses. A pele demora cerca de 48 horas para se recuperar após a limpeza de pele e é indicado o uso de produtos com propriedades calmantes e cicatrizantes.

468 ad