A saideira

A cantora Laura Lopes e o projeto coletivo Ligalingha são as duas atrações do último dia do Festival Expoente, neste domingo (21), a partir das 15h, na Casa do Baile.

Os shows integram a agenda de comemoração do título de patrimônio cultural da humanidade concedido pela Unesco ao conjunto moderno da Pampulha. A entrada é gratuita. O evento é promovido pela prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC).

O álbum de estreia da belo-horizontina Laura Lopes, “Abaporu”, foi aclamado pela crítica brasileira e lhe rendeu uma indicação no Grammy Latino. A cantora e compositora já se apresentou na Circulart (Colômbia) e no Exib Musica (Espanha) e promoveu shows em Portugal, Espanha e França.

Além de seu projeto solo, Laura integra o Coletivo ANA de cantautoras (com o qual lançou o álbum “ANA” em 2014) e o grupo de improvisação musical e composição em tempo real Frito Na Hora. No show deste domingo, Laura Lopes convida o músico Thiakov para se apresentar com ela.

Laura Lopes convida o músico Thiakov para se apresentar com ela neste domingo
Laura Lopes convida o músico Thiakov para se apresentar com ela neste domingo

Ligalingha é um projeto coletivo dos artistas Henrique Roscoe (1mpar) e Fabiano Fonseca (FFONSECAF). Tocando juntos desde 2011, os artistas apresentam um novo formato no qual dispensam o uso de computador e manipulam hardwares ao vivo.

O projeto consiste em música eletrônica livre executada 100% ao vivo utilizando sintetizadores, baterias eletrônicas e efeitos para criar uma atmosfera futurista, nem sempre dançante. A dupla já se apresentou em festivais como Itaú Cultural On-Off, em São Paulo, Festival Eletronika (2012) e Cidade Eletronika (2013), em Belo Horizonte.

Expoente

O festival tem como objetivo celebrar a efervescente cena de música independente atual em um dos pontos turísticos mais bonitos e charmosos de Belo Horizonte: a Casa do Baile (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha).

As apresentações de Lauro Lopes e do Ligalingha deste domingo marcam o encerramento do festival, que também contou com os músicos Alessandro Travassos e André Travassos, Leonardo Marques, Jennifer Souza e o grupo Vaga Luz.

468 ad