A vida como ela é

Conforme diz a minha apresentação neste Viva Pampulha, escrevo a seção Autodefesa para a revista Quatro Rodas e tenho o meu site, o ReclameAuto. Há quase um mês recebemos, através do ReclameAuto, o relato da professora Solange Maria de Oliveira Borges, de Belo Horizonte. Desde o dia da entrega do carro, Solange enfrenta problemas com a concessionária Minas France, que apresentou um produto para a professora, mas entregou outro.

Em setembro deste ano, Solange foi à concessionária localizada na região da Pampulha para trocar o Renault Logan Dynamique que possuía. “ Mesmo após vários aborrecimentos com um Logan que vendi com 12 mil quilômetros, resolvi voltar à concessionária devido ao atendimento do vendedor que me atendeu muito bem”, conta Solange.

Na concessionária, a consumidora optou por outro modelo, uma Duster Oroch.

“Quando chegamos na concessionária havia uma picape da Renault exposta, o vendedor sugeriu fazermos um test drive e acabamos optando pelo lançamento da Renault.

Logo que eu cheguei, tirei fotos do modelo (confira as três fotos abaixo) que estava em exposição e percebemos que se tratava de uma versão Expression e estava equipada com o sistema Media Nav Evolution, que havia no Logan que possuíamos. Como a Oroch é mais cara e o modelo do test drive possuía, não questionei o vendedor. Além disso, solicitamos a colocação de bancos de couro e alargadores nos paralamas,” lembra Solange.

oroch
oroch
oroch

Os problemas começaram na entrega do carro, como relata a professora. “Dez dias depois de efetuar a compra, fui buscar a picape e percebi que não havia no painel o Media Nav Evolution. Logo me senti enganada, pois o modelo que dirigimos e a ficha técnica ao lado do carro descrevia o sistema de entretenimento. Na concessionária, limitaram-se a dizer que o veículo exposto era um modelo, mas a ficha técnica que informava as características era de outro carro”, lembra Solange.

Como muitas situações na vida, tudo que é ruim, pode piorar. “Ao entrar no carro percebi que os bancos de couro encomendados estavam com acabamento feito de maneira grosseira, os tapetes tiveram de ser trocados devido a baixa qualidade, não havia os alargadores dos para lamas em estoque e o interior do veículo não estava devidamente limpo. Além disso, a primeira parcela do IPVA estava vencida há mais de duas semanas.

Acabei voltando da mesma forma que eu fui, ou seja, de táxi”, relata Solange.

Mais de um mês depois de ter fechado o negócio, Solange teve de pegar o carro sem o equipamento. Procurada por esta coluna, a concessionária, através da Melissa Santiago, responsável pelo controle de qualidade da Minas France, limitou-se a dizer que “a cliente Solange Oliveira adquiriu o veículo Renault Duster Oroch Expression via canal de venda direta da Minas France Renault junto à montadora e este modelo não contempla como de série o equipamento “media nave”.

Melissa explicou que é impossível instalar o sistema Media Nav Evolution na versão Expression e que a professora deveria ter adquirido outra versão da Oroch ou instalar um equipamento parecido por conta própria. A Renault, através da assessoria de imprensa, nos respondeu explicando que “infelizmente não poderão abrir o precedente e resolver o caso, afinal a cliente comprou um modelo que não possui a opção de mídia.”

renault-duster-oroch-dynamique-2-0-5
468 ad