A Volta da Pampulha

A corrida Volta da Pampulha está chegando. O prazer de quem participa de uma prova como esta é enorme, mas, todo cuidado é pouco.

A cada dia, de norte a sul do Brasil, as corridas têm se tornado um esporte muito popular em todas as classes sociais. Está entre os cinco esportes mais praticados na maioria das capitais brasileiras, sendo que em alguns lugares é o primeiro.

A corrida é altamente democrática e não faz distinção entre os desprovidos e os afortunados, entre jovens e os idosos, entre os treinados e os destreinados. Uma das vantagens deste esporte é que pode ser realizado sozinho ou coletivamente e em qualquer horário do dia. Basta ter um short e, na maioria das vezes, um par de tênis para correr.

Brevemente a Lagoa da Pampulha será um grande palco para corredores de todo o mundo e principalmente do Brasil. Inúmeros profissionais deste esporte disputarão os primeiros lugares e para muitos será a primeira vez para testar suas aptidões neste novo desafio que é completar a volta da Lagoa.

E, depois deste grande evento, muitos se tornarão assíduos e regulares neste esporte, pois a satisfação de participar desta corrida é muito grande.
Muitas pessoas se veem motivadas quando seus amigos e parentes mais próximos completam a prova e adquirem um novo e viciante hobby, que na maioria das vezes reflete no emagrecimento e na melhoria da estética corporal.

Além dos benefícios no emagrecimento e na estética, a corrida é uma poderosa ferramenta não medicamentosa para tratamento da hipertensão arterial, controle da diabetes e até melhoria nos estresses emocionais do dia a dia.
Embora a facilidade e os benefícios do esporte sejam altos, todo cuidado é pouco.

Não basta simplesmente colocar um tênis e sair correndo por ai, principalmente para os iniciantes, pois os riscos do aparecimento das doenças ortopédicas e até a morte súbita podem ocorrer.

Completar a volta da Lagoa da Pampulha exige uma preparação física bem planejada que deve iniciar por avaliações das aptidões cardiológicas, principalmente para pessoas acima dos 30 anos de idade. O treinamento físico deve ser orientado por um profissional de Educação Física que fará a prescrição do treino de acordo com o estado físico atual de cada indivíduo.

Fisioterapeutas são os responsáveis pela avaliação da postura ao correr, pela forma da pisada durante as caminhadas e corridas, pela avaliação da flexibilidade muscular e das principais alterações biomecânicas que possam levar ao aparecimento das lesões ortopédicas.

E, por fim, não devemos nos esquecer dos nutricionistas que realizam a avaliação nutricional, adaptando as dietas de acordo com as necessidades dos atletas ou daqueles que desejam o emagrecimento.

Muito cuidado, pois chegar entre os primeiros ou superar o próprio tempo gasto na corrida não será uma tarefa tão fácil. Ânimos exaltados e a adrenalina serão liberados antes e no início da prova. Esta combinação pode mascarar as dores e desconfortos ortopédicos, e, com isto, ocasionar lesões severas.

Portanto meus caros leitores, para aqueles que vão se aventurar a primeira vez na Lagoa da Pampulha, o mínimo necessário é uma boa alimentação iniciada pelo menos uma semana antes. Recomenda-se uma alimentação rica em carboidratos para armazenar os estoques de glicogênio (energia) que serão liberados durantea corrida.

Um dia antes da prova, durma bem, e evite alimentos gordurosos. Minutos antes da prova, passe o filtro solar. Beba bastante água no decorrer da corrida para evitar a desidratação.

E, para aquele que deseja se tornar assíduo neste esporte, procure uma equipe interdisciplinar (fisioterapeutas, educadores físicos, médicos e nutricionistas) que dará o suporte ao treinamento para que a cada dia a distância percorrida seja maior e em um menor intervalo de tempo.

Sejam bem-vindos à Lagoa da Pampulh,a e boa sorte a todos!!!

468 ad