Bebida alcoólica tem benefícios???

Está chegando o fim do ano e o período de confraternizações… Nessa época, nos perguntamos: bebida alcoólica pode mesmo ter benefícios?

O consumo moderado pode até ser saudável, mas não para todos. Deve-se avaliar os riscos e os benefícios individuais. Para isso, seguem algumas dicas.

Para bebedores moderados, o álcool tem benefícios gerais para a saúde. Embora o consumo moderado de álcool possa aumentar o risco de câncer de cólon e mama, esses riscos podem ser superados pelo aumento da saúde cardiovascular, especialmente acima de 40-45 anos, quando a doença cardíaca revela-se como causa importante de óbito na população.

Mas sem confusão, hein? Quem não tem costume de fazer uso de bebida alcoólica, no entanto, não tem nenhuma indicação de começar a beber para melhorar a saúde. Os bebedores pesados, com maior risco de câncer, doenças cardíacas, hipertensão arterial, cirrose, devem mesmo é parar de beber. Quem não sabe brincar…

Gestantes também devem evitar o álcool, devido à possibilidade de danos neurológicos ao bebê.

bebidas, drink

Cinco dicas rápidas: ficar saudável com álcool

1. Se você não bebe, não comece. Existem outras formas de aumentar a saúde do seu coração, como ficar mais ativo, com um peso saudável ou comer gorduras saudáveis e grãos integrais.

2. Bebidas alcoólicas são especialmente contra-indicadas para: mulheres grávidas, pessoas que se recuperam do vício em álcool, pessoas com história familiar de alcoolismo, pessoas com doença hepática, quem toma um ou mais medicamentos que interagem com álcool.
Se você beber, beba com moderação e escolha a bebida que mais lhe apraz. Vinho, cerveja ou destilados – cada um parece ter os mesmos benefícios para a saúde, desde que a moderação seja a palavra – não mais de uma dose diária para as mulheres e não mais do que duas doses por dia para os homens.

3. Avalie com seu médico o uso de suplemento de ácido fólico ou complexo B. O ácido fólico é a forma sintética de folato, uma vitamina B que pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca e câncer de colon e mama. Aqueles que bebem podem se beneficiar com a obtenção de folato extra, uma vez que o álcool reduz de forma moderada essa vitamina no nosso organismo. A quantidade em multivitamínico-400 microgramas padrão é suficiente, quando combinada com uma dieta saudável.

4. Não se esqueça de conversar com seu médico sobre seus hábitos de consumo de bebida alcoólica. Se você, ou pessoas próximas,considerarem a bebida um problema, torna-se ainda mais importante conversar sobre isso. Profissionais da saúde têm como função ajudar e não julgar.

5. Designe um motorista antes de começar a beber. O álcool e a condução não se misturam. Se você estiver tomando uns drinques e chegou a hora de ir para casa, entregue as chaves do seu carro para alguém que não bebeu. Se sair mesmo com intensão de beber, vá de táxi!

468 ad