Bikes nos busões

Está autorizado em Belo Horizonte o transporte de bicicletas no sistema de transporte coletivo convencional por ônibus, incluindo os veículos do Move, e também no sistema suplementar. A prefeitura, por meio da BHTrans, publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desse sábado (24) a portaria 98/2016 que regulamenta o assunto.

No dia 12 de maio deste ano, a BHTrans publicou uma portaria regulamentando o transporte de bicicletas nos ônibus, em caráter experimental, por três meses, para que a entidade pudesse avaliar a medida e reavaliar os critérios, caso necessário. Durante os três meses, não foram registradas reclamações de usuários.

A partir de agora, está autorizado, de forma definitiva, o transporte de bicicletas dobráveis em todos os veículos do serviço público convencional de transporte coletivo de passageiros por ônibus de Belo Horizonte.

Já as bicicletas não dobráveis podem ser transportadas somente nos veículos do Move que contenham suporte interno para bicicletas, de segunda a sexta-feira, das 20h30 às 5h do dia seguinte, aos sábados, a partir das 14h, e aos domingos e feriados, durante todo o dia até às 5h do dia subsequente.

As bicicletas dobráveis devem ter aro de, no máximo, 20 polegadas e devem sempre ser transportadas dobradas. O ciclista deve, dentro dos ônibus, utilizar preferencialmente a área reservada para cadeira de rodas e cão guia, respeitando sempre a prioridade dos usuários de cadeiras de rodas ou acompanhados por cão guia. Caso o box esteja ocupado, a bicicleta dobrável deve ser acomodada em local que não atrapalhe os demais usuários.

Os ciclistas podem acessar as estações de integração e de transferência empurrando as bicicletas (dobráveis ou não), nos horários permitidos para o transporte das bicicletas dentro dos ônibus, desde que não incomodem os demais usuários. As bicicletas dobráveis devem obrigatoriamente ser dobradas ao ingressar nos veículos.

Essas regras serão monitoradas pela BHTrans e, caso necessário, poderão ser reavaliadas.

468 ad