Blow Up – Depois de 50 anos

Blow Up, o clássico de 1966 de Michelangelo Antonioni,  está completando 50 anos.

Vencedor do Grand Prêmio do Festival de Cinema de Cannes de 1967, Blow Up, que no Brasil ganhou o complemento “Depois daquele Beijo”, foi escrito por Antonioni e e traz no elenco David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles e Jane Birkin.

O filme foi produzido por Carlo Ponti e em sua trilha sonora traz o jazz de Herbie Hancock e o rock dos Yardbirds. A atmosfera e o cenário de Blow Up têm muito da efervescente swinging london dos anos 60.

O cinquentenário oficial do filme é no dia 18 de dezembro próximo, data de lançamento da película, mas o fato é que a efeméride já vem sendo celebrada por fãs e veículos ao longo deste 2016.

Criado para explorar a relação entre moda e cinema, o Fashion & Cinema, que atua em parceria com a Vanity Fair, revista americana sobre cultura pop, moda e política, vem realizando ações e eventos comemorativos.

Um deles foi a entrevista com a atriz Vanessa Redgrave, uma das componentes do elenco de Blow Up (veja entrevista, em inglês).

Primeiro filme em língua inglesa de Antonioni e maior sucesso comercial dele, Blow Up aparece nas principais listas de melhores filmes de todos os tempos.

Mas há quem torça o nariz para ele.

Um deles é o diretor britânico Mike Leight.

“Blow Up? É uma pilha de porcaria pretensiosa”, soltou ele em entrevista ao The Guardian.

E você, o que pensa?

Pôster clássico do filme de Antonioni
Pôster clássico do filme de Antonioni
Pôster alusivo ao prêmio do Gran Prix de Cannes 1967
Pôster alusivo ao prêmio do Gran Prix de Cannes 1967
468 ad