Classe de Catalão

Estão abertas, até o dia 8 de março, as inscrições para o novo Curso de Língua Catalã oferecido pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex/Fale) da UFMG. As aulas, que serão ministradas pela professora Anna Subarroca, do Instituto Ramon Llull, terão início no dia 9 de março e se encerrarão em 8 de abril.

As aulas, com exceção da primeira (na quinta feira, 8 de março, das 17h às 18h40), serão realizadas às sextas-feiras, das 13h30 às 17h45, e aos sábados, das 8h30 às 12h45. Serão 52 horas-aula.

São oferecidas 23 vagas, duas delas reservadas a alunos assistidos pela Fump, que receberão bolsa integral. O valor é de R$258, e é possível fazer o pagamento em duas parcelas de R$132 – a primeira no ato da matrícula e a segunda no dia 4 de março.

Interessados podem se inscrever no site, disponível neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4220 ou no site do Cenex/Fale UFMG.

O idioma

Idioma românico – como o português, o francês, o espanhol e o romeno, entre outros –, o catalão é derivado do latim vulgar. De acordo com a Wikipédia, é língua materna de 5,2 milhões de pessoas; outros 9 milhões são capazes de falá-la e 11,5 milhões compreendem o idioma.

O catalão é a língua oficial de Andorra. Na Catalunha – comunidade autônoma a nordeste da Espanha, na fronteira com a França –, nas Ilhas Baleares e na Comunidade Valenciana, onde é chamado também de valenciano, é uma das línguas oficiais, juntamente com o espanhol.

468 ad