Com outros olhos…

A 2ª Edição Itinerante da Mostra Internacional de Cinema pelos Animais chega a Belo Horizonte neste fim de semana 8 e 9 de outubro, com sessões gratuitas de seis curtas e quatro longas, sendo três brasileiros e sete estrangeiros, produzidos na Alemanha, Hungria, Israel e Estados Unidos.

De uma produção alemã que aborda a compaixão pelos animais (O Sonho – 2012) até o brasileiro Por Eles (2015) que mostra o estilo de vida daqueles para quem o amor e o respeito pelos animais é muito mais forte que o paladar e o consumismo, os documentários, ficções e animações da Mostra trazem temáticas diversas produzidas sob a perspectiva de crianças, jovens, adultos, especialistas e ativistas.

Por Eles é um curta produzido em Belo Horizonte pela cineasta Shirley Fraguas e premiado em São Paulo no 6º Troféu Graça Aranha de Cinema Independente.

Com entrada gratuita, as exibições acontecem a partir das 17 horas no Cine MIS Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza), seguidas de bate papos entre os presentes e coordenadores da Mostra. Nos dois dias haverá barracas com venda de produtos veganos.

"Rodeio"  é curta brasileiro de 2013
"Rodeio" é curta brasileiro de 2013

“Em 2015, primeiro ano da Mostra, tivemos um bom público, e a nossa expectativa é que este ano tenhamos ainda mais. A temática animal é alvo de debate crescente em na mídia, redes sociais, na política, justiça, escolas e universidades, enfim, é um assunto que está cada dia mais presente em todos os setores da sociedade. Queremos que a Mostra proporcione uma alternativa de discussão e questionamento”, ressaltou Silvana Portugal, nutricionista e coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira – Grupo BH.

Este ano, a Mostra já aconteceu em Curitiba, Curitiba, Niterói, Florianópolis e Salvador. Em Belo Horizonte, ela é promovida pela Sociedade Vegetariana Brasileira – Grupo BH, em parceria com o Movimento Mineiro pelos Direitos dos Animais (MMDA).

 A programação completa está disponível no site oficial da Mostra Animal: http://www. mostraanimal.com.br

Confira sinopse dos filmes e o trailer de Especismo:

“Rodeio, de que lado você está?” (Brasil, 2013) CURTA
Estamos no século 21. A ciência já comprovou que os animais são seres sencientes: sentem dor, medo, estresse, como nós, seres humanos. Então por que práticas como rodeio e vaquejadas continuam a submeter animais a sofrimento por diversão? Especialistas da área veterinária e jurídica questionam essas práticas sob vários aspectos técnicos, sua constitucionalidade e ética.

Por eles (BR, 2015) CURTA

O vídeo-documentário “Por Eles” visa mostrar ao público, de uma maneira simples e sem crueldades, a visão de algumas pessoas que aderiram a este estilo de vida, em que o amor e o respeito pelos animais é muito mais forte que o paladar e o consumismo.

Como me tornei um elefante (EUA, 2012) LONGA
Quão longe você iria para salvar uma espécie? Quando Juliette West iniciou uma jornada para se educar, ela conseguiu mais que a encomenda. O filme segue essa garota de 14 anos da Califórnia em sua missão de salvar o maior mamífero terrestre do mundo; uma jornada que a leva ao outro lado do mundo e frente a frente com os gigantes gentis que ela pretende salvar.

Meu Sonho (EUA, 2015) CURTA
Produzido pela Mercy for Animals, mostra através dos olhos de uma garota como o mundo pode mudar para ajudar os animais.

Especismo (EUA, 2013) LONGA
Os pecuaristas fazem de tudo para manter sua atividade em segredo. Nesse filme, Mark Devries, diretor, inicia uma grande investigação nesses locais. O documentário mostra aos telespectadores de forma engraçada, aventureira e certas vezes assustadora, o que se passa por trás dos arbustos dessas fazendas.

O Mundo Animal de Bibi (BR, 2015) CURTA
O Mundo Animal de Bibi é um desenho animado com conteúdo educativo e ético, baseado nos pilares social, ambiental e animal. Bibi é uma criança que tem o dom de falar com os animais.

O Presente (Hungria, 2015) CURTA

O filme conta a história de uma recém integrante de uma família, com final que não deveria existir, mas que infelizmente acontece diariamente, nos fazendo refletir sobre nossa responsabilidade.

A vida segundo Ohad (Israel, 2014) LONGA
O filme conta a historia de Ohad, um ativista vegano que tenta se reconectar à sua família após anos afastado. Em sua trajetória ele mostra suas atuações como ativista e a realidades da indústria animal.

O Sonho (Alemanha, 2012) CURTA
Um sonho de liberdade para todos os animais. Ouça com o coração e deixe a compaixão determinar nossas ações. Juntos, podemos tornar a liberdade uma realidade para todos.

Cowspiracy (EUA, 2014) LONGA
Uma produção americana que revela como funciona a indústria do que chamamos de “sustentabilidade”. Os cineastas investigam porque as principais organizações ambientais não falam sobre os impactos da agropecuária no meio ambiente.

programacao_Mostra - Belo Horizonte 2016 (4)
468 ad