Confira antes de viajar

Sete mil acidentes e 160 mortes ocorrem todos os anos em rodovias federais por conta de defeitos mecânicos nos veículos. As colisões e óbitos poderiam ser evitados se os veículos passassem por inspeções periódicas.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os carros só poderiam ser liberados para circular no licenciamento anual se fossem aprovados em vistorias.  Os itens inspecionados seriam os sistemas de iluminação, sinalização, freios, direção, eixo e suspensão, estrutura do veículo, pneus e rodas.

Mas, segundo o especialista Bira, da oficina BV Import, de Caxias do Sul (RS), os problemas ocorrem porque na maioria das viagens o veículo não está apto a trafegar por terrenos diferentes de onde normalmente trafega e porque enfrenta condições climáticas variadas, além de rodar muito quilômetros na maioria dos casos.

Bira explica que estradas esburacadas e desniveladas são os principais motivos para que o motorista encare o balanceamento e alinhamento na volta do passeio e, se não foi feito na volta da viagem anterior, passou da hora de o serviço ser realizado.

“Terrenos irregulares mexem com a estrutura do carro e podem ocasionar um desalinhamento por conta da falta de estabilidade. Dessa forma, os pneus e a suspensão terão as chances de apresentar problemas aumentados, especialmente se não foi realizada uma revisão antes da viagem”, observa o especialista.

“Portanto, antes de utilizar o veículo é recomendável saber se os componentes e peças do carro estão funcionando, dentro do tempo de vida útil. Uma pane na estrada, por exemplo, atrasa a viagem de muita gente e aumenta o risco de acidentes. Na chuva, um pneu careca tem mais chance de derrapar. Se o limpador de para-brisa estiver quebrado, o motorista não consegue nem ver o que está à frente”, completa Bira.

estrada

Antes de viajar, confira as dicas do especialista:

Troca de óleo e do filtro do óleo
Esse é um item que precisa ser verificado periodicamente, principalmente agora que você vai viajar. Se você deixar passar muito tempo, o óleo perde as propriedades, com partículas que interferem na capacidade de lubrificar o motor e isso pode causar danos graves ao motor. O filtro do óleo também é importante, pois, é ele o responsável pela retenção das impurezas. Caso não seja trocado acumula sujeiras e prejudica a passagem do lubrificante até o motor.

Troca do fluído de freio
Esse item é responsável pela transmissão de força do pedal até as rodas e ele absorve umidade do ambiente. A falta de revisão, pode prejudicar o sistema de frenagem.

Alinhamento
Quando fazer o alinhamento? Quando os pneus começarem a cantar mesmo em velocidades baixas e/ou sentir o veículo “puxar” para algum dos lados durante a condução.

Balanceamento
O balanceamento aumenta a vida útil dos pneus, suspensão e amortecedores, pois, mantém o conjunto de rodas equilibrados e garantem a estabilidade do veículo e uma boa direção. Quando fazer o balanceamento? Quando você começar a sentir vibrações no volante.

Outros itens
No caso de você não ter seguido as revisões por um motivo ou outro, confira também o estado do sistema de ignição, injeção, molas, amortecedores, rolamentos das rodas, pastilhas de freio, coifas, juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos.

468 ad