Currupaco!

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte oferece até o dia 16 de outubro uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças. Com foco na campanha educativa lançada pela Sociedade dos Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), que elegeu 2016 como o Ano do Papagaio, a proposta é apresentar as principais características desse grupo de animais.

Entre as atividades oferecidas ao público estão o “Encontro com Papagaios” e “O Outro Lado do Zoo”. Segundo a bióloga do Serviço de Educação Ambiental, Gislaine Xavier, por meio das atividades, a FZB pretende falar sobre o funcionamento do Zoológico, o trabalho desenvolvido pelas equipes envolvidas no manejo das espécies e esclarecer ao público como o animal chega à instituição e como ele é tratado no local. Confira abaixo o calendário das atividades.

Na oportunidade, além de conhecer a parte interna da Praça das Aves, onde normalmente o público não tem acesso, quem visitar a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte também poderá aprender mais sobre papagaios na exposição temática “Brasil: Terra dos Papagaios”, montada na Zooboteca.

De acordo com a bióloga Rízzia Botelho, a ideia é destacar o Ano do Papagaio na programação educativa da Semana da Criança, já que neste período a instituição recebe um grande público escolar, formado especialmente por turmas da educação infantil.

Falador

Campanha educativa realizada por meio de parceria entre a SZB e os projetos de conservação de papagaios do Brasil, o Ano do Papagaio pretende apresentar aos visitantes de zoos e aquários as diversas espécies que vivem no país e os projetos desenvolvidos em prol da conservação das mesmas.

A estrela da campanha é o papagaio-verdadeiro, que ocorre em grande parte do país e é emblemático. Considerado o melhor “falador” entre os papagaios brasileiros, sofre com a captura ilegal voltada para a domesticação. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os efeitos negativos dessa ação sobre as espécies.

Programação

“Encontro com papagaios”
Dias: Sextas, dias 7 e 14, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Sábado, dia 8, e quarta, dia 12, das 10h às 12h, na Praça das Aves do Zoológico (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha)

Exposição temática “Brasil: Terra dos Papagaios”
Até domingo (16), de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Ano do Papagaio pretende apresentar aos visitantes de zoos e aquários as diversas espécies que ocorrem no país
Ano do Papagaio pretende apresentar aos visitantes de zoos e aquários as diversas espécies que ocorrem no país

“O Outro Lado do Zoo”
Quinta (6), terça (11) e quinta (13), das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Sábado (8) e quarta (12), das 14h às 16h, na Praça das Aves do Zoológico.

Escolinha de Bike
Domingo (9), das 9h às 16h, no Zoológico, ao lado do edifício-sede da FZB-BH.

468 ad