Domingo no Campus

Em clima de primavera, a UFMG volta a abrir as portas para as comunidades interna e externa para a sétima edição do Domingo no campus, que será realizada neste domingo (4).

Das 9h às 13h, o público poderá participar de atividades diversificadas, como aquecimento coletivo, técnicas de teatro físico, dança de salão, jogos, brincadeiras recreativas, slackline, ioga, bike anjo e, numa parceria inédita da Pró-Reitoria de Extensão com o Sistema de Bibliotecas da UFMG, sessões de contação de histórias.

“O objetivo é aproximar a comunidade acadêmica e externa com o Espaço de Leitura, que fica na Biblioteca Central”, explica a bibliotecária Marina Nogueira, uma das organizadoras da atividade, direcionada ao público infantil.

Serão contadas histórias tradicionais como Bumba meu boi, o Caso do bolinho e Coca recoca. “Queremos despertar o gosto pela leitura, estimular e envolver as crianças em um mundo de fantasias e imaginação”, antecipa a contadora Eri Alves. Também participam integrantes do grupo Arautos da Poesia.

Outra novidade desta edição é a participação do Vertente Corpo-es’passo, grupo formado pelos alunos Hewrison Ken, Dê Jota e Ismael Soares do Teatro Universitário, que explora possibilidades do corpo por meio de expressões como dança, teatro e circo.

“Desenvolvemos uma pesquisa de experimentação do corpo e a cidade, envolvendo os quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. Vamos interagir com o público fazendo aquecimento coletivo, alongamentos e movimentos que poderão ser reproduzidos”, explica Hewrison Ken.

Comunidade participa de sessão de alongamento em edição  passada do Domingo no Campus, da UFMG
Comunidade participa de sessão de alongamento em edição passada do Domingo no Campus, da UFMG

Parceiros desde a primeira edição, monitores, bolsistas e voluntários do projeto ‘Tô de Boa Tô no Campus’ participam com brincadeiras que já caíram no gosto do público do Domingo no Campus, como slackline, futebol e cabo de guerra. E haverá novidades, como ioga e dança de salão.

Outra parceria que tem rendido bons frutos desde a primeira edição é com o ‘Bike Anjo’, rede de ciclistas experientes, presente em mais de 400 cidades de 10 países.

“Além de ensinar a pedalar, os bike anjos podem auxiliar na escolha de uma rota mais tranquila ou mesmo acompanhar no trânsito alguém que deseja começar a usar a bicicleta como meio de transporte”, explica Moacyr Anício, estudante da Escola de Engenharia da UFMG e voluntário do Bike Anjo BH.

Avaliação

Às vésperas de sua sétima edição, o Domingo no Campus já está consolidado no calendário de eventos da Universidade e recebe uma avaliação positiva do público que usufrui de suas atividades. É o que indica pesquisa de opinião feita com 90 pessoas por meio de formulário eletrônico.

“O objetivo foi ouvir a opinião das pessoas para subsidiar a preparação das próximas edições”, explica a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira. “Temos um público com faixa etária muito ampla, desde crianças, jovens, adultos e idosos, majoritariamente da comunidade interna”, sintetiza a professora. Cerca de um terço dos frequentadores declararam não possuir vínculo com a Universidade. “Isso mostra que gradativamente estamos alcançando a comunidade externa, nosso grande objetivo”, avalia.

A pró-reitora de Extensão destaca que muitas pessoas tomaram conhecimento do evento pelas redes sociais, o que reforça a percepção de que “é importante apostar nessa mídia para a divulgação”.

Entre os respondentes, cerca de 60% se disseram atraídos pela programação do evento e pela possibilidade do contato com a natureza, de usufruir espaços do campus para atividades não acadêmicas e de lazer e de interagir com outras pessoas. “Outra revelação importante foi a de que quase 100% dos entrevistados indicariam o programa a outras pessoas”, comemora.

Confira a programação:

Horário / Atividade / Local

9h-10h / Aquecimento Grupo Vertente Corpores’ passo / Bosque da Escola de Música

9h30-12h / Tô de boa, tô no campus: brincadeiras em geral; dança de salão; slackline; atividades esportivas; ioga / Bosque da Escola de Música

10h-11h30 / Contação de história / Praça de Serviços

Livre / Piquenique / Bosque da Escola de Música

9h-12h / Bike Anjo / Gramado da Reitoria

(Boletim UFMG)

468 ad