E o calor continua!!!

Muitos ainda estão viajando e curtindo as praias por aí. Outros já chegaram e se refrescam nas piscinas. E as comidas mais leves continuam em alta!!!

Outro dia, conversando com a minha mãe, nos lembramos de uma torta salgada, muito gostosa e levíssima, que ela preparava de vez em quando nesta época de verão. Resolvi trazer esta receita e compartilhá-la com vocês.

Não podemos nos esquecer de estar sempre hidratados. Muita água, sucos de frutas, os chás gelados… Sempre focados na hidratação.

As saladas de alfaces coloridas, tomatinhos, legumes crus ou cozidos e resfriados, com um molho gostoso, já fazem a minha alegria. Podemos adicionar frutas como o melão ou a manga, algumas azeitonas, e Voilà!!!

Um molho que uso muito para incrementar as saladas leva mostarda, um bom azeite, um pouquinho de vinagre, sal e pimenta do reino. Coloco esses ingredientes em uma tigela, misturo bem com um garfo ou batedor e incorporo este molho à folhas e legumes. Para completar, um pouquinho de queijo parmesão ralado acrescenta um sabor especial!

E vamos começar a fazer a Torta Fria de Panquecas????

Ingredientes para as panquecas:
4 ovos
1 ½ xícara de farinha de trigo
½ colher chá de sal
2 xícaras de leite
1 colher de sopa de manteiga.

Para os recheios: frango desfiado, maionese, maçã picadinha e folhas de alface cortadas em tiras finas.

Bata no liquidificador os ingredientes das panquecas. Aqueça uma frigideira antiaderente, pincele com margarina, espalhe a quantidade de uma concha da mistura do liquidificador sobre a superfície já aquecida.  Espere que a massa doure ligeiramente de um lado, e com o auxílio de uma espátula de silicone, vire a panqueca pra dourar o outro lado. Repare se a massa ficou fininha, pois é assim que precisamos dela. Essa quantidade de massa rende de 8 a 10 panquecas.

Montando a Torta:
Espere as panquecas esfriarem. Escolha um belo prato e comece com uma panqueca. Espalhe maionese sobre ela, adicione uma camada fina de frango desfiado. Cubra esta camada com outra panqueca, espalhe mais maionese sobre esta panqueca e adicione as maçãs picadinhas e tiras finas de alface…

E, daí para frente, é só ir repetindo as camadas. A última será de panqueca. Enfeite com o resto das folhas de alface e se delicie com este prato leve e gostoso. Enquanto você estiver comendo, perceberá a leveza das panquecas, a crocância das maçãs, os sabores cremosos do frango e da maionese, e a leveza do alface.

Torta
torta
468 ad