Emagrecer é diferente de perder peso

Vamos começar a coluna de hoje com aquela famosa pergunta: “Quem pesa mais? Um quilo de chumbo ou um quilo de algodão?

Muitas vezes, quando a pessoa se olha no espelho e vê que está um pouquinho acima do peso, ela toma a decisão de “fechar a boca” com uma dieta mais saudável e começar uma atividade física.

No primeiro dia de mudança de hábitos, a primeira coisa que a maioria faz é subir em uma balança! Quem aí se identifica???

Vamos entender o que acontece no processo de emagrecimento. Primeiramente, emagrecer é diferente de perder peso. Emagrecer significa perder exclusivamente gordura corporal. Perder peso significa perder qualquer coisa que movimente o ponteiro para cima ou para baixo, seja músculo, gordura, pele, unha, osso, água, cabelo ou a própria roupa que você está usando.

Se você inicia uma rotina de alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas, você pode perceber algumas situações ao se pesar: o ponteiro pode descer, pode se manter ou pode subir.

Quando o ponteiro desce, você acredita que sua estratégia está dando certo; quando ele fica estacionado, você acredita que ainda não deu tempo de ter resultado; e, quando ele sobe, você tem certeza de que está fazendo tudo errado!

Mas, calma lá!!!! A frase acima pode ser verdadeira se você não estiver usando a estratégia correta para emagrecer, mas se você estiver com bons nutricionistas e educadores físicos ao seu lado, provavelmente você está se preocupando à toa!

Fazendo uma analogia com a famosa pergunta do início da coluna, onde nossos músculos são o chumbo e nossa gordura o algodão, se ambos pesam um quilo, ambos têm o mesmo peso, porém o músculo, sendo mais denso, ocupa menos volume do que a gordura.

balança

Quando emagrecemos, ocorre diminuição da gordura e provavelmente percebemos uma diminuição nas circunferências do corpo; as roupas começam a ficar mais largas, mas não há necessariamente uma diminuição na balança.

Existem algumas situações nas quais você pode estar se encaixando:

1ª: perder gordura e perder massa magra (músculo)

2ª: perder gordura e manter a massa magra

3ª: perder gordura e ganhar massa magra

Vamos supor que a balança mostrou que sua massa corporal total é de 60 quilos. Desses 60kg, 30kg correspondem apenas à gordura e 30 kg de músculos e outros tecidos.

Na primeira situação, se você diminuir seu peso em gordura para 25kg e diminuir sua massa muscular para 25kg, o ponteiro da balança irá baixar de 60 para 50kg.

Na segunda situação, se você diminuir seu peso em gordura para 25kg e manter sua massa magra em 30kg, seu peso total irá diminuir de 60 para 55kg.

Na terceira situação, se você diminuir seu percentual de gordura para 25kg e aumentar sua massa magra para 40kg, o ponteiro da balança irá subir! Sim, irá subir de 60 para 65kg.

Porém, isso é um ótimo sinal, pois apesar da balança mostrar um número maior, você conseguiu emagrecer (perder gordura) e ainda melhorou sua qualidade muscular!

O papel da balança é medir o que é leve e o que é pesado, e não te falar se você engordou ou emagreceu! Quando entendemos isso, conseguimos deixar de lado a neura quando o ponteiro da balança não desce nem por decreto!

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