Esquadrão favorito

Com caminhada de 2Km e corridas de 6Km e 10Km, a 5ª Corrida do Cruzeiro mobiliza mais de sete mil participantes neste domingo (23), a partir das 8h, com largada e chegada na Nova Praça da Pampulha. Com favoritos em todas as modalidades de corrida, tanto no masculino quanto no feminino, a equipe de atletismo do Cruzeiro vai defender uma hegemonia iniciada desde a primeira edição, em 2012.

A largada da prova de 6Km será às 8h. A de 10Km será às 8h20. No masculino, todos os campeões das corridas anteriores foram do clube celeste. Em 2012,  ganharam Vanderlei Tibúrcio (5Km) e Edson Tibúrcio (10Km); em 2013, Reginaldo José da Silva (5Km) e João Marcos Fonseca (10Km); em 2014, Ailton São Pedro (5Km) e João Marcos Fonseca (10Km); em 2015, Wellington Bezerra da Silva, o Cipó (5Km), e José Nilson de Jesus (10Km).

Cipó venceu a prova de 5Km na corrida do ano passado
Cipó venceu a prova de 5Km na corrida do ano passado

Já no feminino, as vencedoras cruzeirenses foram: em 2012, Roselaine Souza Silva (5Km); em 2013, Regina Seguins (5Km) e Berenice Dias de Meira (10Km); em 2015, Jaciane Barroso Araújo (5Km) e Berenice Dias de Meira (10Km).

Para este domingo, o Cruzeiro promove a estreia da corredora Andreia de Lima, que desponta como favorita na prova feminina de 10Km. Camila Aparecida dos Santos é apontada como forte candidata a vencer nos 5Km.

Entre os homens, Gilberto Silvestre Lopes é o favorito na prova de 6Km. José Márcio Leão da Silva é tido como o nome forte da equipe cruzeirense para a prova de 10Km.

“Temos grandes chances de sermos campeões em todas as duas modalidades, no masculino e no feminino. O fato é que estou muito feliz. É uma corrida com sete mil participantes. O Cruzeiro é o único clube do Brasil e da América Latina a manter o atletismo vivo por 37 anos seguidos. O único! Isto precisa ser dito”, afirmou Alexandre Minardi, diretor e técnico da equipe de atletismo do Cruzeiro.

“Homenagem”

A curiosidade desta edição é a prova de 6Km, que substitui a de 5Km, disputada nas quatro edições anteriores. O número 6 passou a ser cultuado no clube desde a goleada por 6 a 1 sobre o Atlético, o maior rival, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011.  O famoso jogo disputado em 4 de dezembro de 2011 evitou o rebaixamento cruzeirense à Série B.

“Esta prova de 6Km é uma coisa linda e maravilhosa porque é uma homenagem do atletismo do Cruzeiro aos guerreiros dos gramados que brilharam naquele 6 a 1 na Arena do Jacaré. Eu estava lá e vi ao vivo!”, tripudia Minardi.

A alegria de Minardi pela prova de 6Km é tamanha que até a esposa dele, Geralda Rodrigues de Oliveira, a Nininha, de 60 anos, vai participar.

“Ela treinou muito na Barragem do Santa Lúcia. Vai correr uma prova pela primeira vez na vida. Em minha homenagem, ela disse”, conta o diretor e técnico.

Leão é o favorito na prova de 10Km
Leão é o favorito na prova de 10Km
468 ad