Faça você mesmo

Os avanços tecnológicos, sem dúvida, melhoraram sensivelmente a qualidade e a variedade dos alimentos processados. Nota-se pelas refeições pré-cozidas embaladas a vácuo ou congeladas, prontas para ir ao forno microondas.

Purê de batatas, mingaus e outros cereais instantâneos, comida de bebê em potinho, sopas, sobremesas e misturas para molhos em pacotes são apenas alguns dos alimentos que as pessoas usam para “ otimizar o tempo”.

Além de existirem no supermercado, encontramos esses alimentos em restaurantes com comida “para viagem”, espalhados por toda parte , mais conhecidos, digamos, como “Fast Food”.

Fato é que quase todo mundo consome algum tipo de alimento que exige pouco ou nenhum preparo. Eles chegaram para ficar. Entretanto, qualquer pessoa que adote as regras básicas no que se refere a variedade, moderação e equilíbrio, pode adaptar sua ingestão a uma alimentação saudável e nutritiva.

As opções vão de cereais matinais instantâneos e produtos enlatados ou congelados a refeições embaladas e pré –cozidas, prontas para esquentar e servir. Em termos nutricionais, alguns desses produtos não se comparam à comida preparasa, a caseira. Por exemplo, sopas instantâneas contêm alguns legumes desidratados e muitos aromatizantes, emulsificantes, aditivos, e conservantes artificiais.

Por outro lado, as sopas preparadas em casa ou enlatadas são mais nutritivas e contêm menos aditivos. Normalmente, a maioria dos alimentos processados, fast food, tem mais açúcar, sal e gordura do que os preparados em casa.

Podemos perceber que as exigências dos consumidores forçaram muitos fabricantes a melhorar a qualidade nutricional de seus produtos, a adicionar ingredientes saudáveis, como reduzir o teor de sal, gordura e açúcar em seus produtos. Um consumidor bem informado, que saiba decifrar os rótulos dos alimentos, pode fazer opções mais saudáveis.

Combinar alimentos já prontos para consumo com ingredientes frescos pode ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de aumentar também o sabor e valor nutricional. Pode-se preparar uma refeição saborosa, nutritiva e rápida servindo uma entrada congelada acompanhada por uma salada de folhas, frescas e legumes da estação.

“Faça você mesmo.”

É isso, até a próxima, pessoal!

468 ad