Finados

A Prefeitura de Belo Horizonte preparou um serviço especial para a quarta-feira (2/11), Dia de Finados. A expectativa é de que 130 mil pessoas visitem os quatro cemitérios municipais (Bonfim, Saudade, Consolação e Paz).

O trabalho da Fundação de Parques Municipais (FPM) será reforçado pelas secretarias regionais Noroeste, Norte e Leste, BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar durante todo o horário de funcionamento dos cemitérios (das 7h às 17h) para garantir conforto e segurança às famílias.

Serão oferecidas missas (confira informações abaixo) e tenda para apoio aos visitantes, com serviços como medição de pressão e distribuição gratuita de água. A BHTrans fará modificações no trânsito nas regiões próximas aos quatro cemitérios, com o objetivo de facilitar o acesso dos visitantes e minimizar o impacto no trânsito da cidade durante os deslocamentos.

No Dia de Finados, a PBH prestará esclarecimentos sobre a transferência de titularidade dos jazigos, alteração de dados e quitação de débitos. Funcionários estarão disponíveis nos quatro cemitérios para orientar os visitantes sobre a situação dos jazigos. Confira abaixo as principais informações sobre os cemitérios municipais, incluindo regularizações de dados, visitas guiadas e outros serviços.

Saiba mais sobre os cemitérios municipais

• Cemitério do Bonfim – Inaugurado em 8 de fevereiro de 1897 pela Comissão Construtora da Nova Capital, é a necrópole mais antiga da cidade. O local é fonte de pesquisa devido ao acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus de autoria. Em todo o cemitério, podem ser observadas obras de arte de estilos diversos. Endereço: Rua do Bonfim, 1.120, bairro Bonfim.

O Cemitério do Bonfim é o mais antigo de Belo Horizonte (Crédito foto: Rivelle Nunes)
O Cemitério do Bonfim é o mais antigo de Belo Horizonte (Crédito foto: Rivelle Nunes)

• Cemitério da Paz – Inaugurado em 1967, é o maior cemitério de Belo Horizonte, com área de 289 mil m². Endereço: Avenida Presidente Carlos Luz, 850, bairro Caiçara.

• Cemitério da Saudade – Segundo mais antigo da capital, inaugurado em junho de 1942, fica na Rua Cametá, 585, no bairro Saudade.

• Cemitério da Consolação – Menor e mais recente necrópole da cidade, o Cemitério da Consolação foi inaugurado em 1979. Fica na Avenida Aldemiro Fernandes Torres, 2.000, no bairro Jaqueline.

Horários das missas no Dia dos Finados

• A Igreja Católica Apostólica Brasileira realizará missas no Cemitério do Bonfim às 9h, às 10h30 e às 12h e no Cemitério da Paz às 14h, às 15h e às 16h.

• A Igreja Católica Apostólica Romana realizará missas no Cemitério da Consolação às 8h, às 11h e às 16h, no Cemitério do Bonfim às 8h (com dom Edson Oriolo , bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte), às 10h, às 14h e às 16h. Às 11h haverá o momento de oração com o patriarca Siriaco Inácio José III Yonan. No Cemitério da Paz, as missas são realizadas às 8h (com dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte), às 10h, às 12h, às 14h, às 16h e às 17h30. No Cemitério da Saudade, as missas serão às 7h, às 9h, às 11h, às 13h, às 15h e às 17h (com dom João Justino de Medeiros Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte).

• Além das missas, serão realizadas atividades de acolhimento e consolo às famílias pela Igreja Batista Getsêmani, nos quatro cemitérios, e pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Cemitério da Paz.

Aplicativo Cemitérios BH
O aplicativo “Cemitérios BH”, desenvolvido para Android, tem o objetivo de facilitar a busca por informações sobre os cemitérios municipais e os serviços oferecidos. Por meio dele, o usuário encontra informações gerais sobre os quatro cemitérios municipais e a capela velório do Barreiro. No aplicativo, que é gratuito, podem ser consultados valores das taxas cobradas por cada serviço em todas as necrópoles.

468 ad