Irmão

A diferença entre o Fit e o WR-V começa no número de versões. Enquanto o Fit tem cinco, o WR-V, modelo concebido para ser um meio termo entre o Fit e o irmão maior HR-V,  oferece apenas duas, as mais caras do irmão que a originou, EX e EXL. A versão que a Honda enviou ao Viva Pampulha tem preço sugerido de R$ 85.500.

O sobrenome WR-V significa Winsome Runabout Vehicle, veículo alegre e recreacional em uma tradução simples. Mas o mais marcante são as formas do WR-V, que, apesar de manter o jeito de monovolume, buscou inspiração no irmão maior, o CR-V. Dessa forma, o capô, juntamente com a grade, que se parece com uma asa metálica, é a mesma aplicada no Civic. Essa característica, além de robustez, mais os faróis com luzes de led, deram um aspecto de refinamento ao carro.

O WR-V ainda possui moldura nas caixas de rodas e nas soleiras das portas na cor preta, além da suspensão elevada. Na traseira, o modelo teve as lanternas espichadas até a tampa, como ocorre com o irmão maior CR-V. As peças posicionadas dessa forma, e os extensores de lanternas nas colunas C pintados de preto, fizeram com que a altura e largura do carro ficassem proporcionais.

O WR-V conta com boa visibilidade proporcionada pela ampla área envidraçada e pelo capô rebaixado ao centro. Por dentro, o carro manteve as qualidades do Fit, como o porta-copo do motorista à frente da saída de ar à esquerda, uma maneira simples de refrescar as bebidas.

O espaço interno continua bem distribuído, ou seja, o WR-V é capaz de levar cinco adultos com conforto e todas as possibilidades de maleabilidade do Fit foram mantidas.

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Equipamentos de série
O WR-V EX vem equipado de série com ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, central multimídia de cinco polegadas (sem tela sensível ao toque), volante revestido de couro, controle de cruzeiro, rodas aro 16, apliques em black piano e faróis com luzes de rodagem diurna, além de isofix e airbags dianteiros e laterais dianteiros.

O mais caro, EXL, acrescenta airbags de cortina e central de sete polegadas. Nenhum deles tem opção de bancos revestidos de couro – lembrando que os sidebags instalados nas laterais do encosto desestimulam a aplicação desse revestimento depois.

O porta-malas possui capacidade para 363 litros e o estepe mais fino (135/80 R15) ajuda a economizar espaço naquele espaço. Os pneus verdes Pirelli Cinturato P1 195/60 aro 16 são de baixa resistência à rolagem e não foram pensados para o uso-misto, assim aventuras mais radicais são desaconselhadas.

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Motor eficiente e câmbio CVT
Assim, utilizando o mesmo motor 1.5 16V de 116/115 cv e 15,3/15,2 kgfm a 4.800 rpm, o crossover, que pesa 1.130kg, 29kg a mais que o Fit top de linha, parece ser mais lento que a versão que o originou, mesmo que ainda seja equipado com o bom câmbio CVT que garante ao carro uma boa média de consumo.

Na estrada, quando em ultrapassagens, a transmissão CVT deixa o motor girar alto, acima de 4.000 rpm, e o ruído invade a cabine. No painel está a central de sete polegadas, sensível ao toque que agrada pela câmera, GPS embutido e entradas auxiliares, SD e USB, mas poderia ser equipada com ícones mais atraentes. O sistema de som possui quatro alto-falantes, dois tweeters de qualidade.

O WR-V é vendido em seis cores, vermelho, branco e preto, perolizados, cinza e prata perolizados e branco, sólido, mas apenas o modelo na cor vermelha tem interior revestido em preto e laranja. No mais, o WR-V manteve os pecados que deveriam ter sido superados em um modelo como o Fit, os vidros não sobem sozinhos ao ligar o alarme e o porta-luvas não tem iluminação. Faltam ainda os controles eletrônicos de estabilidade e de tração – que é mais sentida no WR-V, afinal trata-se de um modelo mais caro do que o Fit.

Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, comando simples,
injeção eletrônica, flex.
Cilindrada: 1.497 cm³
Potência: 116/115 cv a 6.000 rpm
Torque: 15,3/15,2 kgfm a 4.800 rpm
Câmbio: Automático do tipo CVT, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Pneus: 195/60 R16
Comprimento: 4,00 m
Largura: 1,73 m
Altura: 1,60 m
Entre-eixos: 2,55 m
Tanque: 45,7 litros
Porta-malas: 363 litros.

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