Kinesiotaping

A Kinesiotaping é uma técnica japonesa que utiliza bandagens elásticas funcionais hipoalergênicas. Técnica essa desenvolvida em 1976 pelo japonês Kenzo Kase. Ela tem sido bastante utilizada e conhecida no meio desportivo para prevenção, tratamento e otimização muscular.

O tecido que compõe a bandagem é de algodão, poroso e permite a respiração da pele. A parte adesiva da fita contém uma cola acrílica impermeável que é ativada pelo calor. A fita não contém medicamentos e pode ser encontrada em várias cores. A escolha da cor é somente estética, pois as características funcionais são idênticas.

O uso da bandagem gera diferentes efeitos fisiológicos de acordo com o recorte e a tensão aplicada. Os efeitos podem ser a redução da dor e edema, a melhora da atividade muscular e a mobilização do tecido cicatricial. Devido a esses efeitos, recentemente o uso do kinesiotaping chamou atenção dos profissionais da fisioterapia dermatofuncional.

É de fácil aplicação, atua como um método auxiliar e complementar de outras técnicas e se corretamente aplicada pode ser trocada a cada 4/5 dias. Não tem contra-indicação.

Fitas usadas na Kinesiotaping
Fitas usadas na Kinesiotaping

As cirurgias em geral, inclusive as cirurgias plásticas, trazem como manifestações no pós-operatório imediato dor, edema e hematomas e, a longo prazo, podem gerar fibroses como complicações. Essas manifestações causam muito desconforto aos pacientes,  principalmente nessa fase inicial pós cirúrgica.

A utilização da kinesiotaping no pós-operatório de cirurgias plásticas tem como objetivo acelerar a redução do edema e da dor através da aplicação constante da bandagem, envolvendo a maior parte do local afetado. A técnica perdura os efeitos da drenagem linfática manual, gerando mais alívio e conforto para os recém operados.

Os resultados clínicos são explicados pelos estímulos táteis contínuos gerados pela bandagem.

Fitas aplicadas para o tratamento com a técnica Kinesiotaping
Fitas aplicadas para o tratamento com a técnica Kinesiotaping
468 ad