Mensagem de socorro

Os automóveis, na maioria das vezes, “avisam” antes de estragar, ou seja, o automóvel apresenta ao proprietário sinais de que alguma parte não está em pleno funcionamento. Segundo Fábio Fukuda, da Fukuda Motor Center, de São Paulo,  consultor do ReclameAuto, os problemas ou falhas são classificados pelo próprio carro, através das luzes do painel.

“Se acender uma luz amarela, é o aviso de atenção para um problema ou falha que está ocorrendo. Mas, se acender uma luz vermelha, é um alerta, ou seja, estacione o carro ou algo mais grave poderá acontecer, explica Fábio. Mas como entender esses avisos ou sinais? O que eles significam? A seguir, listamos alguns dos pedidos de socorro que os carros nos passam.

Luzes espia
Começaremos falando das luzes localizadas no painel do carro e que são chamadas de luzes espia. Acompanhe, a seguir, o significado dos símbolos utilizados pela maioria dos painéis.

luzes

1) Farol de neblina (frente)
2) Luz de aviso de direção assistida
3) Luz de neblina (traseira)
4) Água do esguicho baixa
5) Aviso de pastilha de freio
6) Controle de cruzeiro ligado
7 Setas de direção
8) Sensor de luz e de chuva
9) Modo de inverno
10) Indicador de informações
11) Diesel aviso de pré-aquecimento
12) Aviso geada
13) Aviso de ignição
14) Chave não está no veículo
15) Bateria da chave fraca
16) Alerta de distância
17) Pressione o pedal de embreagem
18) Pressione o pedal do freio
19) Aviso de bloqueio de direção
20) Farol alto
21) Pressão do pneu baixa

22) Informação de luz auxiliadora
23) Defeito na luz exterior
24) Avisos luzes de freio
25) Aviso filtro de partículas diesel
26) Aviso de engate
27) Aviso da suspensão a ar
28) Aviso de saída de faixa
29) Aviso convertor catalítico
30) Aviso cinto de segurança
31) Luz de freio de estacionamento
32) Aviso bateria/alternador
33) Assistente de estacionamento
34) Serviço necessário
35) Luz adaptável
36) Controle de alcance dos faróis
37) Aviso spoiler traseiro
38) Aviso teto conversível
39) Aviso airbag
40) Aviso de freio de mão
41) Água no filtro de combustível
42) Airbag desativado
43) Falha/problema

44) Farol
45) Filtro de ar sujo
46) Indicador de direção econômica
47) Controle de descida
48) Aviso de temperatura
49) Aviso de airbag
50) Aviso do filtro de combustível
51) Porta aberta
52) Capô aberto
53) Baixo nível de combustível
54) Aviso caixa de marcha
55) Limitador de velocidade
56) Amortecedores
57) Pressão do óleo baixa
58) Desembaçador dianteiro
59) Porta malas aberto
60) Controle de estabilidade desl.
61) Sensor de chuva
62) Injeção eletrônica
63) Desembaçador traseiro
64) Limpador de para-brisa aut.

mecânica

Veja, a seguir, quais são os avisos apresentados pelos automóveis de que algo não está funcionando corretamente.

Dificuldades para ligar o motor
Os motivos podem ser vários, entre eles a bomba de combustível que perdeu a pressão residual, uma pane no circuito de partida a frio ou o desgaste das velas.

Barulho durante o funcionamento do motor
O problema pode estar na lubrificação insuficiente em partes do motor, como os tuchos hidráulicos, ou pode ser desgaste nas partes móveis, como bronzinas e bielas. Também pode haver um problema com a correia dentada, rolamentos ou o esticador da correia dos acessórios.

Vazamento de fluidos no chão
Quando um lubrificante vaza do motor, seja o fluido de freio, o óleo da transmissão ou da direção hidráulica é importante entender a gravidade da situação, portanto, procure uma oficina o quanto antes.

Pedal do freio baixo ou alavanca do freio de mão alta
O pedal de freio baixo pode significar desgaste de componentes do sistema de freios, tanto na dianteira quanto na traseira. Podem ser as pastilhas, geralmente na dianteira, ou as lonas, utilizadas nos freios traseiros. Fique atento, se o pedal de freio ceder até o assoalho, final do curso, pois o carro pode ficar sem os freios.

Alto consumo de combustível
Cheque o sistema de ignição e injeção de combustível, pois, velas, bobinas, filtros e bicos injetores podem necessitar serem trocados. Outra dica é checar a pressão da bomba de combustível que pode estar excessiva.

Seu carro está roncando no asfalto liso?
Os dois principais motivos são: algum pneu está com a banda de rodagem danificada, o conhecido “deslocado”. Outro motivo é existir algum rolamento desgastado. Não deixe para consertar depois, pois, em casos extremos o rolamento pode fundir e se quebrar.

Pneu se desgastando de forma irregular
Pode ser mais acentuado no lado interno ou externo da banda de rodagem. Indica problema de cambagem ou alinhamento. Lembre-se, cambagem apenas em lojas especializadas nesse tipo de serviço.

Consumo elevado do líquido de arrefecimento
O líquido de arrefecimento é utilizado em um sistema estanque, ou seja, não há consumo. Mas se o nível da água abaixar existe vazamento em algum lugar.

Folga na alavanca de câmbio
Nos câmbios automáticos é mais raro de acontecer. Nos câmbios manuais, o problema pode estar localizado nas buchas do trambulador ou nos cabos de engate das marchas. Caso a falha não seja consertada, as marchas poderão escapar e não funcionarem.

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