Modelos nacionais cinco estrelas

O Toyota Corolla nacional, reestilizado em março de 2017, equipado em todas as versões com sete airbags de série – dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista – e controle eletrônico de estabilidade, e o Volkswagen Polo, com quatro airbags, dois frontais e dois laterais e controle de tração, receberam cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP – Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe.

Os dois modelos receberam a nota máxima nos testes de proteção dos ocupantes tanto dos adultos quanto para crianças, que avaliam o comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as “cadeirinhas de criança”) nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.

Tanto o modelo da Toyota quanto o da Volkswagen conseguiram ainda o desempenho máximo em impactos frontal – a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%) –, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste. Teste que exige a presença de airbags de cortina com o objetivo de proteção das cabeças dos ocupantes (adultos e crianças) nas duas fileiras de bancos.

O novo Polo foi o primeiro veículo nacional a receber o prêmio Advanced Award concedido pelo Latin NCap a veículos que atendem aos critérios de proteção a pedestres. A avaliação é feita com base em testes que simulam situações de acidentes envolvendo pedestres, conforme padrões estabelecidos por legislação europeia. Com relação ao Corolla, o sedan da montadora japonesa recebeu o controle de estabilidade na atual geração e passou também no teste de controle de estabilidade que agora cumpre os requisitos do Latin NCap.

corolla
468 ad