Os 10 mandamentos do Pilates

O método Pilates, técnica desenvolvida por Joseph Pilates no início da década de 1920 em Nova York, virou febre nos dias atuais. A técnica de exercícios oriundas deste imigrante alemão e introduzida à bailarinos nos EUA encontrou um terreno fértil para sua utilização no mundo todo.

No Brasil, tornou-se um método de exercícios físicos popular, com adeptos de todas faixas etárias e destinado a variados fins: da reabilitação física à preparação física de atletas de alto nível.

O Pilates é um método incrível, que possibilita a integração de estímulos físicos de extrema importância sem impactar as articulações, levando à interessantes sensações e percepções do corpo e do movimento.

O Pilates reorganiza nossos controles e ajustes motores, favorecendo uma nova aprendizagem para um movimento mais íntegro e coordenado.

Na minha humilde opinião, o Pilates é a melhor técnica de treinamento físico funcional.  É o único capaz de desenvolver as aptidões físicas e motoras necessárias e fundamentais para o desenvolvimento da saúde física, sem ferir e machucar nossas articulações.

Para ilustrar, seguem alguns exercícios clássicos do Pilates que estimulam a flexibilidade e o controle do CORE (músculos profundos estabilizadores da coluna).

PONTE – fortalecimento de membros inferiores e cadeia posterior

pilates

PRANCHA – fortalecimento de cadeia anterior e musculatura profunda abdominal

pilates

ROLAMENTO PARA CIMA – fortalecimento abdominal e mobilidade vertebral, alongamento de cadeia posterior

pilates

ROLAMENTO PARA TRÁS – alongamento da cadeia posterior de músculos: implica em melhor flexibilidade da coluna torácica

pilates

VELA – fortalecimento abdominal, mobilidade das vértebras tóraco-lombares: estabilização do tronco

pilates

ALONGAMENTO DE UMA PERNA – fortalecimento abdominal, mobilidade da coluna torácica

P6

ALONGAMENTO DE DUAS PERNAS – estabilização de tronco, controle da musculatura profunda abdominal

pilates

TWIST – mobilidade da coluna tóraco-lombar e alongamento axial

pilates

EXTENSÃO DE COLUNA  – mobilidade vertebral, alongamento de cadeia anterior

pilates

SERROTE – alongamento de cadeia posterior e mobilidade vertebral

pilates

Enfim, estes exercícios melhoram a flexibilidade e mobilidade articular bem como o alongamento de músculos essenciais a execução de movimentos e posturas funcionais adotados no nosso dia a dia, como abaixar, levantar, girar, olhar para trás, olhar para cima, fazer movimentos de braços, equilibrar sobre uma das pernas, caminhar.

pilates

Alunas: Sarah Torres (à esq.), estudante, atleta de tênis / Maria Luiza Mattos (à dir.),  advogada, mãe de duas crianças

468 ad