Os benefícios do colágeno tipo II para as articulações

Pessoal, muita gente tem me perguntado sobre o uso de colágenos para dores articulares, lesões de cartilagem e artrose. Cada vez são mais usados os colágenos, mas devemos ter cuidado para não apostar no medicamento errado.

O colágeno específico para as articulações é o hidrolisado tipo II. Os colágenos comuns têm efeito muito bom, porém não são específicos para articulações. Quando ingeridos, aumentam a firmeza na pele, dão mais firmeza às unhas, reduzem queda, melhoram e hidratam o cabelo e também têm efeito sobre as articulações. Porém, o que acaba chegando para as articulações é muito pouco.

Enquanto isso, os colágenos hidrolisados tipo II ou pepitídeos de colágeno têm uma liberação maior para as articulações, tendo efeito realmente significante para o tratamento das lesões articulares.

Esses colágenos tipo II a que me refiro são produzidos através de ossos e cartilagens de frango e boi, e têm grande concentração de aminoácidos, importantes para as articulações. O colágeno faz parte de 60% do peso da cartilagem das nossas articulações, enquanto o resto é constituída de proteoglicanos e proteínas.

Já falei de artrose antes, e como tem crescido em jovens. Por isso, acho que devemos iniciar o uso de colágeno tipo II o mais cedo possível. É importante o diagnóstico precoce da artrose ou lesão articular também. Estudos recentes mostram redução importante na dor da artrose, no uso de anti-inflamatórios na artrose e melhor desempenho em atividades físicas. Além de diminuírem os sintomas, ainda estimulam a produção de colágeno nas articulações, por condrócitos e até de cartilagem.

Ainda existem poucos trabalhos mostrando a real eficácia dessa medicação, muitos ainda serão feitos com essa finalidade. Falando sobre minha experiência, tenho tido resultados muito bons em consultório, com o uso dos colágenos. Portanto, recomendo para todos acima de 30 anos, ou que sofrem de dores articulares ou fazem atividades físicas de forma intensa ou diária.

Portanto, procure seu ortopedista, para que essa medicação seja bem indicada, na dosagem certa. Vamos envelhecer sem doenças articulares!

468 ad