Peugeot 5008

O 5008 tem a mesma base do 3008, mas com a carroceria alongada em 20 centímetros. Lançado um ano após o modelo que o originou (o 3008), o 5008 é um SUV digno de utilizar a sigla, com um design arrojado, encorpado e uma cabine bem construída que utiliza materiais de bom gosto e com muitos recursos de tecnologia. Um modelo popularmente definido como uma nave.

Com o preço de R$ 178.790 e na cor branco Nacré, um opcional que adicionou R$ 2.790 ao valor, o 5008 tem preço sugerido a partir de R$ 175.790.

Vistos de frente, o 3008 e 5008 são iguais até a coluna central, mas é por dentro, especialmente ao volante, que o 5008 se destaca. Seguindo o conceito i-Cockpit 2.0 com tela configurável de 12.3 polegadas, que a Peugeot lançou no compacto 208 e depois espalhou por toda a linha, o equipamento é um dos destaques do SUV.

O motorista conta com volante ovalado de diâmetro reduzido que fica posicionado abaixo do quadro de instrumentos com painel digital e com quatro modos de exibições, mantendo conta-giros, velocímetro e visor do computador de bordo sempre à vista. O carro ainda possui sistema multimídia com Google Android Auto e Apple Car Play, mas não traz GPS integrado e oferece apenas uma entrada USB no nicho à frente da alavanca do câmbio.

O motorista ainda conta com alavanca de marchas eletrônica, freio de estacionamento elétrico, compartimento refrigerado com 32 litros, botão de partida, acabamento em tecidos no painel e portas, bancos em couro, assentos dianteiros com cinco tipos de massagem e teto solar panorâmico.

Peugeot
Peugeot

Três fileiras de bancos
Na versão avaliada por nós, a Griffe Pack, o Peugeot 5008 tem pintura em dois tons, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão e frenagem automática de emergência, alerta de mudanças de faixa com correção, aviso de tráfego lateral e traseiro, monitoramento em 180 graus, sensor de fadiga, leitor de placas e farol alto automático.

Os passageiros de trás contam com três bancos individuais e modulares forrados em couro, que podem ser dobrados, deslocados à frente sobre trilhos ou recolhidos para ampliar o bagageiro que possui 700 litros em posição normal, 780 litros com a segunda fila posicionada mais à frente.

No encosto dianteiro estão as duas mesinhas do tipo aviação e, na terceira fileira, que fica no porta-malas, os assentos são escamoteáveis e podem ser retirados e guardados. Para os passageiros que ocupam a última fileira, os bancos também são em couro, o espaço para pernas é reduzido e não existem saídas de ventilação e controles do ar-condicionado como para a turma da segunda fileira, mas o local possui tomadas de 12 volts e porta objetos.

Motor igual ao do 3008
Na parte mecânica, o 5008 segue o irmão 3008, ou seja, combina o conhecido THP 1.6 16V turbo de 165 cv e 24,5 kgfm ao câmbio automático de seis marchas, com paddle-shifts atrás do volante para trocas manuais. Embora veterano, o conjunto ainda entrega um desempenho interessante para um utilitário de 1,6 tonelada e encorpado com medidas de 4,64 metros de comprimento por 1,64 m de altura e 1,9 m de largura, como no 3008.

No dia a dia, o SUV tem um rodar firme, com respostas diretas do volante e suspensão que não transmite trepidações à cabine. Mesmo nas curvas, o 5008 é equilibrado, tem rolagem suave e controlada, permitindo fazer manobras, mesmo as mais arrojadas, com segurança e solidez. Dessa forma, o 5008, assim como o 3008, demonstra que é possível unir segurança e agilidade, beleza e eficiência.

Peugeot

Ficha técnica – Peugeot 5008
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.6, 16V, comando duplo variável, injeção direta, turbo, gasolina
Potência: 165 cv a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm
Câmbio: Automático de 6 marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás
Pneus: 235/50 R19 (diant. e tras.)
Dimensões: Compr.: 4,64 metros / Largura: 1,90 m / Altura:
1,64 m/ Entre-eixos: 2,84 m
Tanque: 56 litros
Porta-malas: 700 litros (fabricante)
Peso: 1.632 kg
Central multimídia: 8 pol., sensível ao toque
Garantia: 3 anos
Preço: A partir de R$ 175.790 até R$ 178.790.

468 ad