Polo 6ª geração

Em 2002, as pretensões da Volks com o Polo aumentaram, já que desde 1996 o carro era apenas um sedan importado da Argentina. O objetivo da montadora alemã era transformar o carro em um compacto premium de qualidade mundial. Assim, o modelo durou até 2014, quando foi estrategicamente descontinuado.

Na semana passada, a Volkswagen escreveu mais um capítulo dessa história ao apresentar em Berlim, Alemanha, a sexta geração do compacto, que deverá ser vendido por aqui até o final de 2017.

O novo Polo servirá de base para um sedan (Virtus, ainda em 2017), um SUV compacto (baseado no T-Cross) e um quarto modelo, ainda não revelado, mas que possivelmente será uma picape que terá como concorrentes a Renault Oroch e a Fiat Toro.

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Novas tecnologias

A versão brasileira do novo Polo foi flagrada rodando em testes no interior de São Paulo em abril deste ano e será produzida na recém-modernizada fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Por aqui, o carro ficará posicionado entre o Fox e o Golf. Dessa forma, o Gol atual será o modelo de entrada da montadora alemã, abaixo do Up! (recém-reestilizado e mais bem equipado).

Quanto à motorização, especula-se o 1.6 MSI (120 cv), 1.4 TSI (150 cv), 1.0 turbo (125 cv) utilizado no Golf ou o futuro lançamento 1.0 TSI tricilíndrico com 105 cavalos.

Um dos destaques no novo Polo apresentado na Alemanha são as novas tecnologias, nenhuma confirmada para ser adotada no Brasil, mas que acompanham a versão europeia.

O quadro de instrumentos, analógico, foi substituído nas versões top de linha por uma tela digital que forma um desenho integrado com o sistema multimídia, tecnologia que deverá ser vendida no Polo de 6ª geração como um item opcional.

No Polo, ainda estão outras tecnologias, como a frenagem automática para pedestres e para evitar acidentes, assistente de estacionamento, monitoramento de pontos cegos e de tráfego cruzado e o controle de velocidade adaptativo, capaz de parar completamente e acelerar novamente dependendo do tráfego.

O novo Polo utiliza a plataforma MQB A0, uma variação encurtada da base MQB utilizada pelo Golf e no novo Audi A3. O Polo cresceu para todos os lados. Com design inspirado em modelos da Volks como o sedan Arteon, ele tem 4,05 m de comprimento (7 cm maior do que a geração anterior), 1,75 m de largura (7 cm a mais), 1,44 m de altura e distância entre-eixos de 2,56 cm (9 cm maior). O porta-malas ficou maior e, agora, conta 350 litros.

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