Qual é a Melhor Compra?

A seguir, um teste para você utilizar no momento que for escolher o próximo carro. Antes de qualquer coisa, não existe uma “receita de bolo” e muito menos um modelo que seja ao mesmo tempo potente, confortável, econômico, espaçoso e barato. Ou seja, sempre o consumidor abrirá mão de um item para ter outro. Como vimos, não é todo mundo que precisa de um crossover ou SUV e existem várias opções interessantes no mercado. Do contrário, caso aja por impulso fatalmente terá mais prazer ao olhar para seu carro do que na própria utilização dele.

Com base nas informações conseguidas no questionário, faça uma análise financeira, ou seja, qual o valor para manter o modelo escolhido levando-se em consideração os principais itens como os valores das revisões, substituição de peças e mão de obra, consumo de combustível, seguro e IPVA, estacionamento, lavagens, desvalorização do modelo e da marca. Por fim, reduza as opções a três, no máximo, depois vá até a(s) concessionária(s) e faça um test-drive.

Caso seja possível, alugue o modelo escolhido e conviva com ele por alguns dias, dessa forma, a chance de acertar na escolha aumenta ainda mais, pois, nada mais revelador que a convivência diária. Se ainda assim tiver alguma dúvida, que não seja emocional, sobre qual carro comprar, mande sua dúvida para contato@reclameauto.com.br

Miniguia para escolher o carro ideal

1 – Eu quero fazer uma compra:
a) emocional
b) racional

Se respondeu:
a) compre qualquer carro que caiba em seu bolso e que lhe agrade por algum motivo; nem precisa responder o resto do questionário
b) passe para a próxima questão
a) solteiro/solteira e sozinho/sozinha
b) solteiro/solteira com namorado/namorada
c) casado/casada sem filhos
d) casado/casada com filhos
e) casado/casada com filhos, sogra, cachorro e papagaio

carro

2 – Quem sou eu?

Se respondeu:
a) você não precisa dar satisfação a ninguém. Qualquer carro lhe serve (por enquanto)
b) um carro com dois lugares já é suficiente. Opções: um conversível ou um hatch pequeno
c) embora um carro com dois lugares seja suficiente, considere a necessidade de dar carona para o sogro ou a sogra. Opções: um conversível de 4 lugares (BMW Série 4 Cabrio) ou um hatch compacto (Chevrolet Onix e Hyundai HB20 são os mais vendidos)
d) você precisa de um carro espaçoso e com bom porta-malas. Opções: um hatch maior (Renault Sandero ou Ford Focus), um sedã compacto (Ford Fiesta Sedan ou Chevrolet Prisma), um sedã médio (Audi A3 Sedan ou Toyota Corolla) ou um monovolume compacto (Honda Fit)
e) espaço é fundamental. Opções: um monovolume grande (Chevrolet Spin ou Citroën C4 Picasso), uma perua média (VW Passat Variant) ou um sedã grande (Honda Accord, Ford Fusion ou Nissan Altima)

3 – Quem vai usar o carro (não necessariamente dirigir)?
a) somente eu
b) eu e minha mulher/meu marido
c) eu, minha mulher/meu marido e meus filhos

Se respondeu:
a) passe para as perguntas 4, 5, 6, 7 e 8
b) passe para as perguntas 4, 5, 6, 7 e 8
c) passe para a pergunta 4

4 – Quem vai dirigir o veículo?
a) somente eu
b) eu e minha mulher/meu marido
c) eu e minha família

carro

Se respondeu:
a) passe para as perguntas 5, 6, 7 e 8
b) nesse caso é preciso haver negociação entre ambos ou dar preferência a quem for dirigir por mais tempo. Mesmo assim, passe para as perguntas 5, 6, 7 e 8
c) também é preciso haver negociação, mas, com filhos no meio, eles provavelmente dariam múltiplas respostas nos itens 5 e 6; portanto, considere modelos robustos, versáteis e espaçosos. Opções: um crossover (Renault Duster ou Ford EcoSport) ou um multiuso (Fiat Doblô)

5 – Onde o carro será usado?
a) na cidade, com trânsito pesado
b) na cidade, sem trânsito
c) na estrada, com piso bom
d) na estrada, com piso ruim
e) na terra ou na areia

Se respondeu:
a) escolha um carro confortável e com câmbio automático que se encaixe nas suas respostas às perguntas 2, 3 e 4. Fuja dos automatizados de embreagem simples da Fiat, da Renault e da Volkswagen, pois eles dão um solavanco a cada mudança de marcha, e prefira automáticos de verdade (Toyota Etios ou Hyundai HB20, por exemplo)
b) pode ser um carro básico e com câmbio manual que se encaixe nas suas respostas às perguntas 2, 3 e 4
c) pode ser um carro baixo e veloz (VW Golf, Honda Civic, Chevrolet Cruze), manual ou automático, que se encaixe nas respostas às perguntas 2, 3 e 4. Fuja dos automáticos de quatro marchas, pois esses câmbios fazem o motor ficar mais barulhento e gastar mais combustível
d) aqui também você pode escolher um crossover (Renegade Flex, EcoSport, HR-V), quem sabe até um SUV de verdade (Mitsubishi Pajero, Chevrolet Trailblazer) ou uma picape (Chevrolet S10, Renault Oroch, Fiat Toro)
e) um veículo com tração 4×4 é o mais indicado (crossover, SUV ou picape); se for optar por uma versão “aventureira”, escolha pelo menos uma que tenha a suspensão elevada e bloqueio de diferencial, pois ele pode tirar o carro de um atoleiro

Sandero

6 – Por que comprarei esse carro?
a) para tarefas do dia-a-dia
b) para locomoção pessoal
c) para ostentar/impressionar
d) para ter prazer ao dirigir

Se respondeu:
a) um carro de quatro portas é fundamental; se você precisa carregar volumes, uma picape pequena (Fiat Strada ou VW Saveiro) é mais indicada
b) um hatch de duas portas já é suficiente
c) marcas famosas como Audi, BMW e Mercedes são garantia de sucesso, mas um Chevrolet Camaro também chama muita atenção
d) busque carros que tenham mais de 100 cavalos por litro. Basta dividir a potência pela cilindrada

7 – Que comportamento dinâmico eu quero do carro?
a) estabilidade nas curvas
b) conforto ao passar por obstáculos

Se respondeu:
a) é preciso ter um carro com suspensão mais rígida, mas saiba que ele vai sofrer nos buracos. Isso elimina quase todos os sedãs e monovolumes. Também é bom escolher carros com centro de gravidade baixa (hatches, peruas, cupês), o que elimina todos os SUVs, todas as picapes médias/grandes e quase todos os crossovers
b) escolha um carro bem macio, mas saiba que ele vai inclinar mais nas curvas. E quanto mais alto o carro (caso dos SUVs, picapes médias/grandes, monovolumes e crossovers), menor será sua estabilidade nas curvas

8 – Como deve ser o motor?
a) potente
b) econômico
c) potente e econômico

Se respondeu:
a) potência não significa nada se não for acompanhada de pouco peso. Portanto, dê preferência para carros que têm baixa relação peso/potência. Basta dividir o peso do carro pela potência para saber quantos quilos cada cavalo do motor terá que empurrar. Carros com mais de 8 kg/cv já podem ser descartados. Ah, e prepare-se para gastar com combustível
b) procure o selo A ou B no ranking geral do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Esqueça a classificação da categoria, pois quase todo mundo consegue nota A e ela só vale para as marcas fazerem marketing. Se o carro não participa, muito provavelmente é beberrão
c) poucos carros conseguem essa combinação. Normalmente eles usam motores menores, turbinados e com injeção direta de combustível. Mas existem algumas boas exceções que valem a pena.

468 ad