Se beber, não dirija

Pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) realizada pelo Datafolha com o apoio da Uber mostrou que 83% da população da região metropolitana de Belo Horizonte que consome bebida alcoólica passou a usar apps de mobilidade em vez de dirigir.

O índice é maior do que a média nacional de 68%, também identificada pelo levantamento. O objetivo da pesquisa é chamar atenção para a campanha do Maio Amarelo – iniciativa global que tem como objetivo a sensibilização em relação à segurança no trânsito e redução de acidentes.

Segundo dados do BHTrans, de 2011 a 2016, o número de mortes no trânsito em Belo Horizonte diminuiu de 217 para 130, uma redução de quase 40%. De acordo com o levantamento, 85% dos moradores da região metropolitana de Belo Horizonte acreditam que os aplicativos de transporte contribuíram para a diminuição de mortes no trânsito por conta do consumo de bebidas alcoólicas.

Um mapeamento da Prefeitura feito em 2017 levantou que a capital mineira possui 28 bares a cada quilômetro quadrado, totalizando mais de 9500 estabelecimentos em toda cidade. Para 62% dos belo-horizontinos entrevistados, no passado as pessoas bebiam e dirigiam por falta de opção de transporte. Atualmente, segurança é o principal motivo (51%) para a utilização dos apps de mobilidade na região, seja por medo de assaltos ou de acidentes envolvendo bebida e direção.

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Ainda de acordo com o levantamento, 82% dos moradores da região metropolitana de Belo Horizonte acreditam que os aplicativos de transporte deixaram o trânsito mais seguro, assim como 78% entendem que muitas pessoas deixaram de sair de carro quando consomem bebida alcoólica para usar os apps.

A pesquisa aponta também que 50% dos moradores da região usam habitualmente apps de transporte para ir a festas, bares e comemorações como meio de transporte, 35% usam carro ou moto própria, 22% transporte público e 8 % usam táxi.

A pesquisa foi feita com 3.531 pessoas entre os dias 2 e 10 de abril de 2019 e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. Além de Belo Horizonte, o estudo teve abrangência nacional, incluindo capitais, cidades de outras Regiões Metropolitanas e cidades do interior, de diferentes portes, em todas as Regiões do Brasil.

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Sobre o Observatório Nacional de Segurança Viária

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) fundada em 2011 por ocasião da Década de Redução de Acidentes de Trânsito, decretado pelo ONU – Organização das Nações Unidas e OMS (Organização Mundial de Saúde), com o propósito de desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país.

Atua como um produtor de conteúdos desenvolvidos por meio de estudos, pesquisas, planejamento e informação, para subsidiar entidades públicas e privadas em ações que impactem na redução do número de acidentes e consequentemente de vidas humanas e gastos públicos.

O Observatório atua como Organização Consultora Especial junto ao ECOSOC (Conselho Econômico e Social) da ONU (Organização das Nações Unidas) e tem o apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação a Ciência e a Cultura) no Brasil e está alinhado a seis dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Confira mais detalhes da pesquisa do Datafolha na página do Observatório.

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