Sistema linfático, drenagem linfática e celulite

O sistema linfático é uma via secundária de acesso por onde líquidos provenientes dos espaços celulares são devolvidos ao sangue. É composto por uma rede complexa de gânglios linfáticos ou linfonodos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam um líquido demominado linfa, dos tecidos para o sistema circulatório.

O sistema linfático é uma rede de vasos complexa semelhante ao sistema circulatório que está presente em todas as regiões do corpo (veja figura ilustrativa abaixo). Tem papel no sistema imunológico por atuar juntamente com os glóbulos brancos (células de defesa do organismo) na proteção contra bactérias e vírus invasores. Também tem como principais funções a remoção de líquidos em excesso dos tecidos corporais e proteção celular.

Diferentemente da circulação sanguínea, o sistema linfático não apresenta uma bomba como o coração. A linfa depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular. Esses agentes externos são principalmente a contração muscular.

A linfa é transportada através dos vasos linfáticos, com a ajuda da musculatura, de pequenos vasos linfáticos para vasos linfáticos progressivamente maiores que desembocam no sistema circulatório.

A drenagem linfática manual é uma técnica específica de massagem, que utiliza manobras circulares ou em espirais com as mãos, de forma lenta, suave e rítmica. O objetivo principal é aumentar a velocidade do fluxo linfático, filtração e absorção dos capilares sanguíneos para reduzir o edema e inflamação.

Outros objetivos são a melhora da nutrição das células, da oxigenação dos tecidos, melhorando assim o aspecto da pele através da redução da celulite.

A drenagem linfática manual, por ser realizada de forma bem suave, não provoca nenhum desconforto, não deve deixar nenhum hematoma ou vermelhidão.

A frequência de realização das sessões varia de acordo com o objetivo. Para o combate a celulite, o ideal são duas a três sessões por semana. Ressaltando sempre a importância de ser realizada por um profissional capacitado.

linfatico
468 ad