Temporada FAN

Com o tema “Negritude em Foco”,  tem início neste domingo mais uma edição da Temporada FAN. O evento abrange uma série de atividades durante os meses de outubro, novembro e dezembro sob a temática das artes negras, numa programação construída por produtores privados, com a chancela da Fundação Municipal de Cultura, com o apoio do Festival de Arte Negra – FAN, e patrocínio da ArcelorMittal Brasil. Todas as ações da Temporada FAN têm entrada gratuita.

A primeira ação acontece neste domingo (16), das 11h às 17h, no Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio), com o Encrespa Geral, um projeto de ação social que tem como finalidade a promoção de eventos para tratar de temáticas do genocídio estético, incentivo ao uso do cabelo natural e temáticas relacionadas.

Nas semanas seguintes, a Temporada FAN – Negritude em Foco irá abraçar uma série de outras manifestações de raiz africana. Estão previstos shows, apresentações cênicas, saraus, entre outros. Destaca-se também a realização de um evento especial destinado ao público infanto-juvenil: o Fanzinho. A programação completa dos eventos da Temporada FAN está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

Fanzinho é evento especial dedicado ao público infantil
Fanzinho é evento especial dedicado ao público infantil

Festival

O FAN-BH é um festival dedicado à valorização e à difusão da arte negra. Suas referências articulam as raízes ancestrais da cultura negra às expressões de sua contemporaneidade e dedica-se a fortalecer as matrizes tradicionais africanas ainda preservadas e aquelas resultantes do contato com outras culturas.

Com periodicidade bienal, o festival compreende uma ampla programação cultural, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra.

Desde 1995, atua como um importante instrumento para valorização de manifestações populares, impulsionando a formação de um mercado local e fomentando a inserção de artistas da cidade nos circuitos culturais. Suas atividades também provocam diversificadas reflexões e promovem a democratização do acesso ao bem cultural pelos diversos setores da cidade.

Em sua 8ª edição, que comemorou 20 anos em novembro de 2015, o Festival contou com a participação de cerca de 90 mil pessoas e consolidou suas ações na valorização e reflexão de questões estético-culturais ligadas à presença crítico-criativa da cultura afro-brasileira no mundo contemporâneo.

 

PROGRAMAÇÃO

Encrespa Geral – Projeto de ação social, que tem como finalidade a promoção de eventos para tratar de temáticas do genocídio estético, incentivo ao uso do cabelo natural e temáticas relacionadas.

Dia: 16 de outubro de 2016

Horário: 11h às 17h

Local: Centro Cultural Padre Eustáquio – Rua Jacutinga, 821, Bairro Padre Eustáquio.

Encrespa Geral ocorre neste domingo no Centro Cultural Padre Eustáquio (Crédito foto: Davidson Reis)
Encrespa Geral ocorre neste domingo no Centro Cultural Padre Eustáquio (Crédito foto: Davidson Reis)

Fã do Morro – Propõe a realização de um ciclo de atividades artísticas, culturais, educacionais e de lazer. O Fã do Morro, realizado no Morro das Pedras, em Belo Horizonte, relaciona-se a promoção e o desenvolvimento de ações e políticas de reconhecimento e valorização da Negritude e das expressões sociais afro-brasileiras e culturas populares, enquanto heranças da Diáspora Africana.

Dia: 5 de novembro de 2016.

Horário: A ser definido.

Local: Vila Antena – Morro das Pedras.

Fanzinho – Com uma programação voltada para o público infantil, o Fanzinho apresenta uma programação que contempla oficinas, penteados e narração de história. Seminários e ações abertas à comunidade e com foco nos professores também farão parte da programação. E ainda, roda de capoeira, trançadeiras, b-boys, dança do passinho, show e bate-papo com rappers.

Dia: 11 e 12 de novembro de 2016.

Horário: A ser definido.

Local: Parque Municipal.

Festa Afrofuturik – Festa que conecta a força do empoderamento negro a partir do pertencimento, identificação musical e visual. O projeto é um lançamento com perspectivas amplas, que inclui uma projeção do futuro, com um protagonismo da juventude negra de periferia e fora dos padrões sociais tradicionais.

Dia: 26 de novembro de 2016.

Horário: A ser definido.

Local: Debaixo do Viaduto Santa Tereza.

Sarau de lançamento 5ª edição revista Canjerê – A revista Canjerê é uma publicação quadrimestral produzida pelo Instituto Cultural Casarão das Artes desde setembro de 2015. O veículo se coloca como afirmação e reverberação de produções artísticas e acadêmicas que versam sobre: cultura africana, afro-brasileira e diásporas. O lançamento da 5ª edição será um sarau, com a presença de Mel Duarte.

Dia: 10 de dezembro de 2016.

Horário: A ser definido.

Local: Centro de Referência da Juventude – Praça Rui Barbosa, 50, Centro.

468 ad