Tesouros em perigo

Seminário, exposição e mostras de filmes compõem o evento “Preservando a Animação”, que, a partir desta quarta-feira (1º de dezembro), vai promover discussões e atividades práticas ligadas à preservação de filmes animados e materiais utilizados nas produções.

A realização é do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Belo Horizonte, em parceria com a Escola de Belas-Artes (EBA) da UFMG e com a Mostra Udigrudi Mundial de Animação (Mumia). Todas as atividades, gratuitas, são sediadas pelo MIS Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 – Santa Teresa).

O professor da EBA Luiz Nazario, que divide a curadoria do evento com Soraia Nunes Nogueira, do MIS, lembra que, no que se refere à preservação, a cinematografia de animação não recebe os mesmos cuidados que os filmes de ação ao vivo. Segundo ele, não se tem notícia de um trabalho de restauração em tempos recentes, no Brasil, e há produções importantes a serem recuperadas, desde a década de 1930.

“Não faz muito tempo, mesmo a Disney não conservava adequadamente seus filmes e materiais”, ressalta Nazario, acrescentando que, durante o evento, realizadores vão mostrar aos profissionais da animação como procedem para preservar e restaurar seus trabalhos. Ele destaca ainda que, entre as atividades deste mês, serão exibidos filmes pouco conhecidos e expostos materiais diversos como bonecos e cenários.

"Trilogia do Caos", de Luiz Nazario, será exibido no dia 7 de dezembro
"Trilogia do Caos", de Luiz Nazario, será exibido no dia 7 de dezembro

Conheça a programação:

1º de dezembro

18h30
Abertura da exposição Preservando a animação
A exposição apresenta materiais gerados pelos filmes de animação, como bonecos, cenários, folhas de papel e acetatos com desenhos, storyboard e estudo de personagens. O objetivo é propor reflexão sobre o processo criativo e de produção dessas imagens e sobre as questões relativas à preservação dos materiais.

Espaço multiuso do MIS Cine Santa Tereza

19h30
Abertura oficial da Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Múmia
Apresentação do espetáculo Margem experimento 1: corda de algodão, corpo, objetos, que propõe mudança perceptiva sobre eventos ordinários, jogando com o que é esperado da gravidade e do comportamento dos corpos e objetos.

Grupo: Companhia Suspensa. Há 15 anos, o trio vem pesquisando o movimento nas fronteiras entre dança, circo e artes performáticas, inaugurando novos pontos de vista sobre o corpo e de como podemos nos mover, ao conectá-lo a objetos e diferentes materiais.

Espaço multiuso do MIS Cine Santa Tereza


6 e 7 de dezembro

2º Seminário de Preservação Audiovisual: Preservando a Animação

O Seminário propõe discussões em torno da preservação dos filmes de animação e seus materiais correlatos, com o objetivo de conscientizar e reunir dados sobre onde e como estes artefatos estão sendo mantidos, bem como criar metodologias para a preservação destes materiais, junto aos profissionais de preservação audiovisual e os ligados à animação.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no local do evento.
Sala de Cinema do MIS Cine Santa Tereza

Programação do seminário

6 de dezembro

14h – Mesa de abertura com a pesquisadora e conservadora Soraia Nunes Nogueira (MIS-BH)
15h – Intervalo

15h15 – Mesa A preservação de animação
Propõe um apanhado geral da preservação de animação mundial; onde e como estão sendo tratados os filmes e os artefatos de animação; refletir sobre a situação da animação brasileira nos acervos nacionais e sobre como está sendo disponibilizado para o público a história da animação brasileira através desses acervos.
Participantes: Evandro Lemos (EBA/UFMG); Jussara Vitória (Cecor); Tania Anaya (animadora); César Cabral (ABCA). Mediadora: Marcella Furtado (MIS-BH)

18h – Mostra de filmes: exibição dos curtas-metragens do Núcleo de Animação da Escola de Belas Artes da UFMG, produzidos em parceria da extinta Embrafilme (Brasil) com a National Film Board, do Canadá.

19h30 – Mostra de filmes: Luz, anima, ação! (2013, 99′), de Eduardo Calvet

7 de dezembro

14h – Mesa A animação: do analógico ao digital
Propõe discussões em torno do contraste entre passado analógico e o presente digital; especialmente no que diz respeito aos métodos antigos e aos materiais de animação.
Participantes: Antônio Fialho (EBA/UFMG); Marco Anacleto (EBA/UFMG); Leonardo Cata Preta (animador);/ Simon Brethé (animador). Mediadora: Siomara Gomes Faria (MIS-BH)

16h30 – Intervalo

16h45 – Palestra de encerramento com o professor Luiz Nazario, da Escola de Belas Artes da UFMG

18h00 – Mostra de filmes: Trilogia do caos (2001-2013, 60′), de Luiz Nazario

19h30 – Mostra de filmes: curtas-metragens Quebra-cabeça de Tarik (2015, 20′), de Maria Leite e Daniel Herthel; Lúmen (2007, 4′) [foto], de Willian Salvador; Bandeira (2006, 11′), de Antônio Fialho; O céu no andar de baixo (2010, 15′), de Leonardo Cata Preta

9 a 11 de dezembro

Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Mumia
Curtas metragens nacionais e internacionais

9, sexta-feira

19h30 – Programa 1 – 69′

10, sábado

17h – Programa 2 – 80′

19h – Programa 3 – 74′

11, domingo

17h – Programa 4 – 76′

19h – Programa 5 – 65′
Agência UFMG (Com informações do MIS)

468 ad