Tributo, pimenta & pancada

Há exatamente 60 anos nascia Randall William Rhoads, que ganhou fama como Randy Rhoads, o guitarrista preferido de Ozzy Osbourne na carreira solo. Após integrar o Quiet Riot, ele participou de dois álbuns de Ozzy: “Blizzard of Ozz” e “Diary of a Madman”. Foi eleito pela revista Rolling Stone o 36º melhor guitarrista de todos os tempos.  Nascido a 6 de dezembro de 1956 em Santa Monica, na California, Rhoads morreu em um acidente aéreo em Leesbur, na Florida, em 19 de março de 1982. Ele tinha apenas 25 anos. No vídeo abaixo é fácil entender porque Ozzy o idolatrava.

As gravações de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, o oitavo álbum dos Beatles, começaram há exatamente 50 anos, no dia 6 de dezembro de 1966. O álbum seria lançado em  1º de junho de 1967. Obra mais conceitual e experimental dos Beatles, Sgt. Pepper’s é visto como o embrião do art rock, passeando pelo psicodelismo e com influências diversas, como vaudeville, circense, music hall, avant-garde, e música clássica ocidental e indiana. Provocado pela arte revolucionária de Bob Dylan, o quarteto de Liverpool atingiu a maturidade com este álbum, que teve como resposta americana o Pet Sounds, dos Beach Boys. Para muitos, Sgt. Pepper’s, desde a icônica capa, é a obra máxima do rock; para outros, é o álbum mais superestimado da história. “Algumas pessoas acham que é um disco genial, mas eu acho que é uma mistura de lixo”, definiu o guitarrista dos Stones, Keith Richards, em entrevista para a revista Variety, em 2015. E você, o que pensa?

Para os purplemaníacos, 6 de dezembro é lembrado como um dia especial. Afinal, é nesta data, em 1971, que se iniciavam as gravações de um álbum emblemático do grupo, “Machine Head”. As sessões durariam até 21 de dezembro, em Montreaux, na Suíça. O álbum seria lançado em 25 de março de 1972. No lado A, Highway Star, Maybe I’m a Leo, Pictures of Home e Never Before; no lado B, Smoke on the Water, Lazy e Space Truckin. Sexto álbum do Deep Purple, Machine Head atingiu o primeiro lugar nas paradas britânicas sete dias após o lançamento. É citado frequentemente como um dos mais influentes no desenvolvimento do heavy metal como gênero musical. Confira no vídeo Highway Star ao vivo, à época.

468 ad