Uma viagem gastronômica pela França

Eu adoro viajar. E estou convidando vocês a me acompanharem neste passeio onde descobriremos as maravilhas da culinária francesa. Vamos dar uma volta???
A França possui regiões com características gastronômicas bem particulares.

ALSACE -LORRAINE
Essas regiões possuem uma gastronomia muito diversificada e os ingredientes usados são ricos em gorduras. Os quiches (tortas salgadas cujos recheios são preparados com creme de leite) e os brioches. As tortas de frutas como maçã, amoras e ameixas são as principais sobremesas servidas por lá.

CHAMPAGNE – ARDENAS
Huuuuummmmm…. Imaginem: tão próximas e tão especiais. Degustar o verdadeiro Champagne, vinho espumante, com suas bolhas elegantes e mágicas. E descobrir o gosto indefinível de um tipo de fungo, não cultivável, que cresce dentro da terra, envolto pelas raízes de grandes carvalhos… as maravilhosas trufas negras!!!

COTE d’AZUR e PROVENCE
O calor mediterrâneo influencia parte desta maravilha que é a “Costa Azul” francesa. Azeitonas e azeites, ervas frescas e alho, alcaparras e anchovas e muitas verduras! Acompanhadas, logicamente, dos vinhos “de Côrtes de Provence”. Patos e cozidos são saboreado nos lugares mais frios…
E os campos de lavanda? Lindos. Delicados. Cheirosos. Eu lhes garanto que a beleza chega a doer.

Região de Provence: campos de lavanda em belo cenário
Região de Provence: campos de lavanda em belo cenário

LANGUEDOC-ROUSSILLON
Região mediterrânea perfumada por ervas aromáticas como o tomilho, alecrim e o maravilhoso azeite extra-virgem (óleo extraído da primeira prensagem das azeitonas), berinjelas, abobrinhas, pimentas e aves compõem pratos maravilhosos.
Os pratos do mar merecem uma menção especial: ostras e Mexilhões de Bouzigues e a Brandade (bacalhau desfiado cozido no azeite, leite e muito alho).
O “creme brulée” é a sobremesa mais famosa desta região.

AQUITAINE- MIDI PYRÉNÉES
A presença de um rio tão importante como Rhône faz com que esta região seja produtora de vinhos muito especiais. Os mais conhecidos são os “Beaujolais”. O frio dos Alpes favoreceu a criação do Fondeus e Racletes. Próximo aos Pirineus, o queijo Roquefort é fabricado. Este famoso queijo é feito com leite de cabra, cru (não pasteurizado), fermentado originariamente em cavernas, onde os fungos se desenvolveram sem danos a nossa saúde. E, não posso deixar de dizer… extremamente saboroso.
Desde o país Basco até Bordeaux, esta região é uma autentica festa de sabores. O “foie gras” (que está proibido de ser comercializado em Minas Gerais!!!), o magret (peito do pato) e o confit (concha e sobre-concha confitados), a garbure (sopa espessa de couve), o Fiambre de Bayonne (presunto típico) e o caviar são produtos característicos desta que é considerada a melhor cozinha da França. Sem esquecer (e como esquecer?) os vinhos de Bordeaux e Bergerac, com Denominação de Origem, que garantem a alta qualidade dos vinhos aí produzidos.
E, para completar tanta fartura, no Périgord são cultivadas as melhores nozes e morangos do país.

Região que tem o Rio Rhone é importante na produção de vinhos
Região que tem o Rio Rhone é importante na produção de vinhos

BOURGOGNE
São famosos os vinhos desta região, assim como a mostarda de Dijon.

VAL DE LOIRE
As lentilhas verdes e os deliciosos queijos de cabra são produzidos neste vale, cercado de pequenos e lindos castelos. A Tarte Tatin, torta de maçãs típica francesa, também é especialidade deste vale.

BRETAGNE-NORMANDIE
Se você ama o mar, estas regiões encontram-se na costa do Atlântico e possuem os melhores mariscos e ostras da França. Interessante que no país do Champangne também há lugar para a Sidra (feita de maçãs). Maravilhosos queijos e de sobremesa, crepes doces!!!

Como vocês perceberam, a gastronomia francesa é inesgotável. Inenarrável. Apaixonante…

DELICIOSA!!!

Que tal, então, preparar um quiche para o lanche ???

quiche

MODO DE PREPARO DA RECEITA DE QUICHE LORRAINE

Para o recheio:
200 g de bacon
50 g de queijo gruyère
1 lata de creme de leite para cozinhar
4 ovos
Alho-poró (opcional)
Sal e óleo

– Bata os 4 ovos em um recipiente.
– Acrescente o creme de leite e continue batendo.
– Continue acrescentando e batendo o resto de ingredientes, o bacon, o queijo, uma pitada de sal e, se gostar, adicione também rodelas de alho-poró.
– Pré-aqueça o forno a 180 graus e enquanto isso unte a forma que você vai usar com um pouco de óleo.

Para a massa:
200 g de farinha de trigo
½ colher de sal
75 g de manteiga em temperatura ambiente
5 colheres de água gelada

– Misture todos os ingredientes em uma tigela até formar uma massa homogênea.     – Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.
– Abra a massa em uma forma ou refratário redondo.
– Coloque a massa no forno durante quatro ou cinco minutos até começar a aquecer.
– Tire a massa do forno, acrescente os ingredientes do recheio na forma e coloque a quiche no forno durante aproximadamente 20 minutos.
– Para verificar se não está crua pode usar um palito ou um garfo.
– Sirva acompanhado de uma bela salada de folhas.

BON APPÉTIT!!!

468 ad