Versão abrasileirada

A Audi esteve no Brasil entre os anos de 1999 e 2006. Quando o A3 sedan foi nacionalizado, há pouco mais de um ano, muitos equipamentos que eram de série no modelo trazido da Hungria, em 2014, passaram a ser opcionais ou deixaram de existir, como a suspensão traseira que passou a utilizar o eixo de torção em substituição ao modelo mult link.

Em compensação, no sedan compacto premium da Audi, que é montado em regime CKD, as peças são importadas. E o veículo montado no Brasil teve um aumento de potência.

O A3 nacional utiliza o motor 1.4 TFSI turbo, bicombustível, com comando de válvulas variável tanto para admissão quanto para escape – antes era só admissão. Com isso, o propulsor teve a potência aumentada de 122 cavalos para 150 cavalos a 5.500 rpm. O torque passou de 20,4 kgfm para 25,5 kgfm a partir das 1.500 rotações por minuto.

Além disso, por possuir sistema de injeção direta, o motor dispensa o sistema de partida a frio. O propulsor do Audi tem sistema Start and Stop que desliga o motor durante as paradas curtas e religa assim que o motorista tira o pé do freio e pisa no acelerador. Por ser um modelo Premium, o recurso merecia um funcionamento mais suave.

A transmissão de sete marchas foi substituída pela caixa automatizada S tronic DSG com dupla embreagem de seis marchas. As mudanças ocorrem de maneira suave, mas percebe-se algum tranco. Por fora, o visual permanece o mesmo do modelo importado, com linhas encorpadas e grade no estilo “bocão”, uma marca dos modelos das quatro argolas.

Na dianteira, o A3 sedan possui faróis afilados, bi xenônio, com regulagem elétrica de altura e lavadores para as luzes. A traseira do sedan é curta, com a linha de caimento do teto passando a impressão de esportividade, mas que deixa os passageiros com 1,80m com a cabeça raspando no teto.

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As lanternas traseiras utilizam led, os parachoques possuem sensor de estacionamento e o escapamento tem saída dupla. O porta malas, com capacidade para 460 litros, possui dobradiças pantográficas que não amassam as malas quando a tampa é fechada.

Por dentro, o carro possui banco em couros, opcional no modelo testado, painel emborrachado com plásticos agradáveis ao toque, oito falantes e sete air bags, inclusive para os joelhos. O modelo poderia ter uma tela no centro do painel, com mais funções, como, por exemplo, gráficos de aproximação nas manobras. Além disso, o carro merecia mais portas digitais para USB.

O A3 sedan azul Scuba, cedido ao Viva Pampulha, é a versão ambiente equipada com rodas de 17 polegadas e pneus 225/45 , sensores de chuva e de luz, volante multifunção com paddle-shifts e o opcional pacote design, com porta objetos, bancos em couro sintético e teto solar panorâmico.

No banco de trás, o sedan possui sistema isofix e cinto de três pontos para todos os ocupantes, mas apenas dois adultos viajam com conforto. Na cidade, o modelo da montadora alemã é econômico com média de 11,5 km/l e 15,4 km/l na estrada. O motor responde rápido quando solicitado assim como as retomadas de velocidade. Além disso, o propulsor recebeu nota A no Programa de Etiquetagem do Inmetro. Embora mais potente, o A3 sedan prioriza o conforto e agora com suspensão mais simples é um modelo mais racional e robusto para o asfalto brasileiro.

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Veja os preços e versões:

Attraction 1.4 flex
Itens de série: ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bixenônio com ajuste automático de altura e limpadores, lanternas de LEDs, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, sistema start-stop rádio MMI com alto-falantes, computador de bordo e Bluetooth, freio de estacionamento eletrônico e rodas de alumínio de 16 polegadas.

Ambiente 1.4 flex 
Itens de série: acrescente ao pacote do Attraction sensores de luz e chuva, volante multifuncional com aletas para trocas de marchas (shift paddles) e rodas de 17 polegadas.
Opcionais:
– Rádio MMI plus com sistema de navegação sistema de navegação
– Pacote Design: bancos de couro sintético e teto solar panorâmico;
– Pacote Assistance: controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré
– Pacote Assistance Plus: assistente para mudança de faixa, assistente para luz alta, sistema de estacionamento automático, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, computador de bordo com tela colorida e sistema que permite destravar o carro e ligar o motor sem necessidade de utilizar a chave.

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FICHA TÉCNICA
Audi A3 Sedan Ambiente 1.4 TFSI Flex A/T
Motor: 1.4 litro, 16 válvulas, injeção direta, duplo comando variável, turbo, flex
Potência: 150 cv a 5.500 rpm
Torque: 25,5 kgfm a partir dos 1.500 rpm
Câmbio: Automático sequencial Tiptronic, seis marchas
Direção: Assistência elétrica progressiva; tração dianteira
Suspensão: Dianteira independente McPherson, traseira por eixo de torção
montado em subchassi
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus: 225/45 R17
Dimensões: 4,45 metros (comprimento), 1,79 m (largura), 1,41 m (altura) e 2,64 m (entre-eixos)
Peso (ordem de marcha): 1.240 kg
Tanque de combustível: 50 litros
Capacidade do porta-malas: 460 litros
Garantia: 2 anos
Preço completo: R$ 131.190

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