Viva Hendrix!

Apontado em muitas listas como o melhor guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix completaria 74 anos de idade neste domingo (27). O astro morreu a 18 de setembro de 1970 aos 27 anos, em Londres.

As circunstâncias da morte de Hendrix nunca foram completamente explicadas. O médico que o atendeu inicialmente disse que o músico tinha se asfixiado pelo próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto.

Nascido Johnny Allen Hendrix em 27 de novembro de 1942, James Marshall “Jimi” Hendrix era um guitarrista canhoto. Obteve sucesso inicialmente na Europa. Nos Estados Unidos, ganhou destaque depois em 1967 no Festival Pop de Monterey. Em 1969, Hendrix foi a principal atração do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, este em 1970.

O guitarrista dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, com ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então sumestimada, da microfonia. Foi influenciado por artistas de blues como T-Bone Walker, B.B. King, Muddy Waters, Howlin’ Wolf, Albert King e Elmore James.

Hendrix passou a ser tão respeitado que até mesmo o Deus da Guitarra Eric Clapton o reverenciou.

Confira, abaixo, trecho de uma apresentação de Hendrix no Marquee Club, em  Londres, em 1967.

468 ad